book_icon

Enedis acelera estratégia industrial para desenvolver rede de energia inteligente do futuro com a Orange Business Services

Enedis acelera estratégia industrial para desenvolver rede de energia inteligente do futuro com a Orange Business Services

– Mais de 3.000 sites industriais e terciários conectados por IP

– Centenas de milhares de objetos industriais conectados em 2026 para tornar as redes de energia ainda mais inteligentes e facilitar a transmissão

– Solução resiliente e segura atenderá aos desafios e novos usos da rede inteligente

A Enedis, principal distribuidora europeia de energia, encarregou a Orange Business Services de apoiar sua transição para uma rede de distribuição de eletricidade mais eficiente e inteligente. A transição energética é caracterizada pelo crescimento da produção de energia flutuante e descentralizada (eólica e solar), e o surgimento de novos usos, como autoconsumo e carregamento de veículos elétricos. Nesse contexto, equipar a rede de energia com tecnologias digitais e de ponta é essencial para gerenciar a crescente complexidade do sistema.

Uma rede de distribuição de eletricidade mais eficaz graças aos dados

A Orange Business Services conectará milhares de objetos para comunicação espalhados pela rede de distribuição de eletricidade na França, junto com mais de 3.000 sites industriais. Isso permitirá que a Enedis desenvolva coleta de dados de fluxo de energia, vigilância em tempo real de subestações elétricas, autorrecuperação automatizada no caso de falhas e capacidade de gerenciamento remoto (manutenção e operação) para toda a rede.

Essas soluções garantirão o equilíbrio correto entre produção e consumo de energia em escala global e local, o que é um desafio crítico para o desenvolvimento de energia renovável.

Redes mais resilientes e seguras para garantir a qualidade do serviço

A expertise da Orange Business Services na integração e gestão da infraestrutura de gerenciamento seguro e dedicado foi um fator crítico na decisão tomada pela Enedis. A Orange operará, manterá e monitorará toda a rede de longa distância da Enedis (WAN), que conectará seus sites industriais e terciários. Será a melhor combinação da infraestrutura fixa e móvel da Orange Business Services, com disponibilidade reforçada para atender às necessidades da Enedis. O particionamento de rede e o suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, de uma equipe de especialistas da Orange Cyberdefense, fortalecerá a segurança do sistema.

Suportando novos usos

A Enedis tinha a necessidade de uma rede de TI que fosse uma verdadeira plataforma tecnológica para apoiar o desenvolvimento contínuo de novos usos digitais e para oferecer aos funcionários formas de trabalho adaptadas.

A WAN permitirá que a Enedis realize a manutenção preditiva em toda a sua rede de energia, usando os dados de sensores implantados nos sites industriais. A rede também oferecerá aos técnicos um escritório móvel real, dando acesso ao seu ambiente de trabalho (ferramentas de operação e colaboração) via Wi-Fi, diretamente desses locais.

“O projeto Enedis é uma ilustração concreta da grande mudança que afeta a transformação digital das empresas, que estão sendo enriquecidas com dados para criar mais valor e novos usos. Temos o orgulho de ajudar a Enedis a modernizar suas redes de distribuição de energia, que estão se tornando mais eficientes e mais ecológicas, e abrem caminho para territórios mais inteligentes”, diz Helmut Reisinger, CEO da Orange Business Services.

“O desenvolvimento de redes inteligentes de energia é uma grande prioridade para a Enedis. Mais do que um contrato com a Orange Business Services, temos uma parceria industrial. Isso nos permite reforçar e garantir nossa estratégia industrial para implantar a tecnologia de redes inteligentes a serviço da transição energética e contribuir para a transformação digital de nossa indústria”, acrescenta Philippe Monloubou, Presidente do Conselho de Administração da Enedis.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.