book_icon

Com crescimento de mais de 148%, em três anos, em acessos à internet por meio de provedores regionais, Rio de Janeiro (RJ) recebe 12º ABRINT na Estrada

Provedores regionais já representam 16% dos acessos à internet no Rio. Entre outros temas, encontro deve abordar a importância da regularização do provedor para o crescimento do setor

Considerada um exemplo do importante papel exercido pelos provedores de internet, a cidade do Rio de Janeiro teve um aumento de mais de 148%, entre janeiro de 2015 e setembro de 2018, no total de acesso à internet realizados por meio de provedores, segundo dados da Anatel. Entre os dias 06 e 07 de dezembro, a cidade receberá o “ABRINT da Estrada”, um encontro promovido pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) com o intuito de levar a tecnologia mais perto do pequeno provedor, além de promover debates e cursos de capacitação.

O evento contará com palestras relacionadas ao setor de Telecom e um minicurso do NIC.br sobre IPv6 e segurança de rede. O encontro é destinado a todos os provedores regionais associados da ABRINT e não associados. Para participar, basta levar 1Kg de alimento não perecível e a inscrição pode ser feita neste link. Toda a arrecadação será doada para uma instituição de caridade local.

Provedores regionais já representam 16% dos acessos à internet no Rio
Hoje, o acesso à internet por meio de provedores regionais na cidade do Rio de Janeiro já representa 16% do total de acessos no mercado local. De acordo com dados da Anatel, esses acessos passaram de 213.177 em janeiro de 2015 (o equivalente a 7,8% do market share local em banda larga, enquanto o restante era dividido entre as grandes operadoras) para 529.536 em setembro de 2018 (16% do mercado local).

53,5% dos pontos de acesso via fibra óptica no Rio são de provedores regionais
Quando o assunto são os acessos em fibra óptica, esse crescimento é ainda maior: em janeiro de 2015, dos 135.568 pontos de acesso de fibra declarados na cidade, apenas 31% eram provenientes de provedores. Em setembro de 2018, de 435.685 pontos, 233.480 são responsabilidade dos provedores (53,5%) – também segundo números divulgados pela Anatel.

Programação – Abrint na Estrada Rio de Janeiro
No dia 06 (quinta-feira), a programação do evento contará com palestra de Basílio Perez, presidente da associação, sobre a importância da regularização do provedor para o crescimento do setor; Daniele Frasson, advogada da ABRINT, fará duas palestras, uma relacionada às diferenças entre SCM e SVA e outra sobre a reforma trabalhista; Ronaldo Couto, consultor de redes ópticas, abordará o tema Eficiência Operacional para provedores FTTH (Fiber To The Home); ainda durante o evento, representantes da Anatel discutirão as regras para o uso de equipamentos homologados. Outros temas que serão abordados no congresso estão relacionados ao compartilhamento de postes, o custo da má experiência do cliente para os ISPs e segurança do provedor e da infraestrutura da internet.

“Estamos muito animados e orgulhosos com a realização da 12ª edição do ABRINT na Estrada. Esperamos receber um grande número de profissionais da área no evento para fomentar ainda mais as discussões do setor”, comenta Perez.

O último dia de evento está destinado a um minicurso introdutório sobre o IPv6, versão mais atual do protocolo de internet, que substitui o IPv4, e outro sobre boas práticas de roteamento e segurança dos provedores, ambos ministrados por Antônio Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br, entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para mais informações sobre a agenda do evento, acesse este link.

Agenda
“ABRINT na Estrada” – Rio de Janeiro (RJ)
Datas: 06 e 07 de dezembro de 2018
Horário: a partir de 08h (Horário local)
Local: Hotel Windsor Marapendi – Av. Lúcio Costa, 5400, Barra da Tijuca , Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Inscrições: https://www.sympla.com.br/abrint-na-estrada—rio-de-janeiro__369920

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.