Segundo o Global Competitiveness Index 4.0, estudo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil está em queda no ranking global de competitividade e inovação. O país, em relação ao ano passado, caiu três colocações, saindo da posição 69 e indo para a 72, atrás não só de nações em desenvolvimento como Rússia e Índia, mas também de latino-americanos como Chile, Uruguai, Colômbia e Peru. Ainda segundo o estudo, o desafio para transformar digitalmente as empresas passa pela ausência de reformas como a tributária, trabalhista e de infraestrutura geral do país.
Assim, Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com, ecossistema que conecta pessoas e empresas à transformação digital, elencou as principais dicas para começar a Transformação Digital em uma empresa e mudar o cenário brasileiro:
Pensar global, atuar regional
O primeiro entendimento necessário para iniciar uma jornada de Transformação Digital é que uma única estratégia não pode ser aplicada em vários lugares. Para empresas com atuação em diversos locais, as estratégias têm de ser flexíveis e abraçar as mudanças necessárias em cada região. Só assim será possível tracionar as ações de forma rápida o suficiente para acompanhar as disrupções do mercado. Indo mais além, será possível aumentar o alcance geográfico e, por consequência, expandir a operação da empresa já adaptada à nova estratégia. Tentar colocar em prática uma única estratégia, sem pensar nas peculiaridades regionais, é não sair do lugar: você quer inovar, mas não permite que as mudanças criem vida própria.
Escolher um parceiro de Transformação
Pode parecer contraditório ao item anterior, mas é importante entender que trabalhar com muitos fornecedores podem acabar deixando sua estratégia desalinhada. Administrar múltiplos contratos e contratados, procedimentos, serviços e entregas significa lidar com pessoas, visões e estratégias diferentes. Encontre parceiros que entendam o que é Transformação Digital, como você está percorrendo este caminho tortuoso em busca de inovação e, a partir disso, entreguem soluções que vão suprir sua necessidade de buscar fornecedores para todas suas dores individuais.
Mensurar os resultados da Transformação Digital
Por ser tão abrangente – estando presente em todos os setores de uma empresa – e digital – ou seja, não palpável – um dos principais desafios da Transformação Digital é entender quais resultados ela está efetivamente trazendo a empresa. Portanto, cada organização deve desenvolver uma estratégia que abrace suas necessidades de inovação e criar KPIs (Key Performance Indicator) para entender os resultados que estão sendo alcançados. Além disso, é importante entender que inovar significa estar aberto a mudanças.
Há, entretanto, uma forma genérica e mais palpável de enxergar os impactos de uma jornada de Transformação Digital: entender como ela está afetando os setores e as funções de cada colaborador da empresa até aquele momento. As equipes derrubaram as barreiras de “departamentos” e estão colaborando entre si em busca dos mesmos objetivos? Há uma constante troca de informação entre todos? Ferramentas digitais já foram implementadas e estão otimizando todo o processo? Essa são perguntas que devem ser respondidas de forma positiva para que a Transformação esteja de fato acontecendo.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo