book_icon

Projeto do CPqD está entre as 40 melhores soluções digitais com impacto social do mundo

Projeto do CPqD está entre as 40 melhores soluções digitais com impacto social do mundo

O projeto AVISA – Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia, desenvolvido pelo CPqD, está entre as 40 melhores soluções digitais com impacto social do mundo, de acordo com a lista divulgada hoje pelo World Summit Awards (WSA) 2018. Resultado de um criterioso processo de seleção, dividido em várias etapas, a lista do WSA 2018 – iniciativa global que conta com o apoio das Nações Unidas – reconhece os conteúdos digitais mais inovadores do mundo, em oito categorias, com foco principalmente no impacto e melhorias propiciadas às suas comunidades.

Na edição deste ano, a competição teve um total de mais de 400 submissões, de 104 países. Inscrito na categoria Inclusion & Empowerment, o projeto AVISA venceu a edição brasileira do WSA, que teve o resultado anunciado em setembro. Como os demais vencedores da etapa nacional, o projeto do CPqD conquistou o direito de representar o Brasil na disputa global WSA 2018, que culminou com a escolha dos 40 melhores – cinco em cada categoria – por um júri de especialistas internacionais.

“Esse prêmio representa um reconhecimento internacional importante do trabalho que estamos realizando desde o início de 2017 e que já vem trazendo grandes benefícios para pessoas com deficiência visual e idosos”, afirma Claudinei Martins, pesquisador da Gerência de Tecnologias da Fala, Imagem e Mobilidade do CPqD. Ele lembra que o projeto AVISA nasceu como atualização tecnológica do CPqD Alcance, aplicativo que facilita o uso de dispositivos móveis com tela touchscreen por pessoas cegas ou com deficiências visuais – e que atualmente já conta com mais de 42 mil downloads.

Durante o desenvolvimento do projeto, a família de aplicativos de acessibilidade do CPqD cresceu, contemplando também idosos e pessoas com baixo letramento – para os quais foi lançado o app CPqD Facilita, que, assim como o CPqD Alcance, está disponível para download gratuito na Play Store. “O objetivo final do projeto AVISA é criar um assistente virtual inteligente, com capacidade de diálogo com o usuário, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural”, acrescenta Martins.

O projeto AVISA conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da FINEP e está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, no interior de São Paulo.

A apresentação e premiação dos projetos vencedores do WSA 2018 ocorrerá durante o congresso WSA Global, programado para os dias 11 a 13 de março de 2019, em Cascais, Portugal. A lista completa dos vencedores está disponível em www.worldsummitawards.org/wsa-awards/winners/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.