book_icon

Parque Canoas de Inovação é inaugurado oficialmente Juntas

As cinco empresas do cluster devem criar cerca de 530 empregos
Parque Canoas de Inovação é inaugurado oficialmente Juntas

O Parque Canoas de Inovação teve sua inauguração oficial no dia 22 de novembro. O evento, organizado pela prefeitura municipal em parceria com as empresas que já se encontram no local, contou com a presença de autoridades políticas e referentes das áreas de tecnologia e inovação, que fizeram visitas guiadas às sedes da NOVUS e Exatron.

Segundo Aderbal Lima, a mudança foi o salto mais ousado da NOVUS nos seus mais de 30 anos

Primeira empresa a funcionar dentro do Parque, a NOVUS transferiu suas operações para Canoas em outubro de 2018. A matriz conta com mais de cinco mil metros quadrados de área construída – praticamente o triplo do tamanho do antigo local em Porto Alegre. O investimento foi de cerca de R$ 20 milhões, incluindo também a compra de novas máquinas e equipamentos. Com a expansão, a NOVUS planeja aumentar sua capacidade fabril em 30% já no primeiro ano e contratar até 180 pessoas. Entre as novidades na fábrica, destaque-se uma célula de manufatura autônoma e reconfigurável em tempo real, voltada à indústria 4.0.

“Há muitos anos sentíamos necessidade da ampliação”, conta Aderbal Lima, CEO. “Junto a outras empresas com a mesma demanda, pesquisamos muitos lugares em Porto Alegre e região metropolitana que tivessem interesse em receber indústrias de tecnologia. Em um encontro na FIERGS, descobrimos que Canoas possuía o projeto de um parque de inovação, e assim começaram as aproximações. Hoje, seremos cinco empresas a instalarem-se no parque, formando um cluster de inovação a céu aberto”.

O empresário explica que a mudança foi o salto mais ousado da NOVUS nos seus mais de 30 anos: “Tudo foi muito bem pensado e muito bem realizado por todos que estiveram envolvidos no processo. Sem dúvidas a construção da sede representa nosso maior investimento nesses anos, mas certamente todos colherão os frutos, pois seremos capazes de entregar muito mais para a sociedade”, explica.

Desde 1982, a NOVUS desenvolve e fabrica produtos inovadores para aquisição e registro de dados, controladores de temperatura e de processos, transmissores de umidade e pressão e outros instrumentos que cumprem requisitos internacionais de qualidade. Com escritórios de vendas pelo Brasil e filiais na Argentina, Estados Unidos, França e Canadá, ela está presente em em mais de 60 países através de mais de 130 distribuidores pelo mundo, levando soluções completas para superar as expectativas dos seus clientes.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.