book_icon

Systax e E-IT Technologies apresentam cálculo de imposto on-line para o marcado SAP

Seguindo o conceito “Tax on-demand”, a parceria resulta num produto inovador que pode ser integrado nos sistemas R/3, ECC e S/4Hana

A parceria entre a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com 18 milhões de situações tributárias, com a E-IT Technologies, desenvolvedora de softwares que complementam os ERPs da SAP, traz ao mercado um dos produtos mais inovadores: o TaaS – “Tax as a Service”. Este produto tem como principais características: reduzir o esforço interno das empresas na atualização do sistema, para se adequar a mudanças na tributação de suas operações de entrada e saída; reduzir o custo operacional em acompanhar alterações junto a órgãos federais, estaduais e municipais; mitigar risco de multas oriundos de tributação ou escrita fiscal incorreta e poder ser aplicado já na versão atual, possibilitando as empresas se beneficiarem antes mesmo da migração para S/4Hana.

TaaS é um conceito de mercado, amplamente utilizando em outros países, onde as informações de operações da empresa são validadas por sistemas especialistas que determinam suas tributações. Devido a complexidade tributária/fiscal brasileira, se fez necessário um trabalho contínuo em catalogar as mais diversas variações de regras, de forma a disponibilizar em um motor de cálculo capaz de prover mais este componente para a revolução industrial 4.0.

A integração do motor de cálculo da Systax com os sistemas da SAP através da E-IT Technologies gerou este produto visionário, que conseguirá reduzir custos e riscos para o mercado SAP, passando a realizar de forma sistêmica o cálculo de impostos das 27 unidades federativas do país. O usuário não precisará mais se preocupar com a manutenção continua de parâmetros para cálculo dos tributos em seu dia a dia.

Entendendo os benefícios do TaaS: antes mesmo de adotar o S/4Hana, a empresa que possui o R/3 ou ECC consegue se antecipar ao processo de redesenho das atividades internas e gestão de mudança, que seriam mais um ponto de risco em um projeto de upgrade para a versão S/4Hana a qual a SAP já vem trabalhando para oferecer este conceito de cálculo de impostos online para o mercado. Com isto, pode-se afirmar que será preservado o investimento em implementar este conceito ainda no ERP atual, facilitando o futuro processo de migração para a nova versão de ERP da SAP.

Luciano Ap. Souza, CEO da E-IT Technologies, explica de onde surgiu a necessidade por sistemas que realizam o cálculo dos tributos. “As empresas precisam de profissionais para monitorar essas alterações. Por exemplo, se mudou a alíquota de determinada classificação fiscal ou segmento, precisava ter uma pessoa para acompanhar constantemente esse tipo de mudança e aplicar tal regra dentro do ERP. Foi aí que surgiu a necessidade de empresas prestarem serviços de acompanhamento nessas mudanças legais, e prover isso de uma forma sistêmica e integrada”, comenta.

Mas onde o TaaS poderia ser implementado? Tanto para os produtos R/3 e ECC quanto o S/4Hana podem se beneficiar da integração do Systax Engine, fazendo com que o cálculo tributário seja executado em um serviço externo. Ele promove todo o cálculo correto dos tributos, com seus respectivas Código de Situação Tributária (CST), a determinação de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), Código CEST e dos dados necessários para emissão ou validação dos documentos fiscais.

Luciano também aponta como se deu o trabalho para que o produto fosse tão bem-sucedido. “Fizemos primeiro protótipo de integração, que superou nossas expectativas e estabeleceu um elo ainda mais forte entre a Systax e a E-IT Technologies. A equipe da Systax trabalhou muito para poder fazer o TaaS acontecer”, diz. A aplicação deste produto requer um investimento relativamente baixo para os padrões de investimentos requeridos no mercado SAP e os benefícios são contínuos, exigindo pouca interferência no ambiente do cliente.

Do outro lado, a Systax se mostra otimista com o lançamento do produto e enxerga uma grande evolução para os clientes. Segundo Jerson Prochnow, Sócio Diretor da Systax, o usuário SAP observará resultados mais rápidos, em projetos com ótimo retorno (ROI). “O produto com Systax Engine está sendo muito bem recebido por conta de toda sua inovação. Em um país como o Brasil, as corporações sentem a necessidade de ter empresas com expertise por perto para que o cálculo dos tributos seja feito de forma assertiva. Nossas expectativas com o TaaS são altas e temos certeza de que o produto ajudará no compliance de muitas organizações”, conclui o executivo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.