book_icon

Black Friday: Cooperativa de lixo eletrônico alerta para falta de conscientização no descarte do produto antigo

Black Friday: Cooperativa de lixo eletrônico alerta para falta de conscientização no descarte do produto antigo

Para muitas pessoas a Black Friday é uma oportunidade para trocar o aparelho de televisor ou o smartphone por um modelo mais atual. Em 2017 foram R$ 2.1 bilhões em vendas no Brasil e para este ano o comércio espera um volume ainda maior. Grande parte dos compradores espera a data para comprar eletrônicos com preços mais em conta – mas os aparelhos antigos não recebem a mesma atenção, alerta a Cooperativa de Reciclagem de Eletrônicos, Coopermiti.

Na prática, a maior parte dos equipamentos substituídos acaba parando no lixo comum – e se transforma em um perigo ao meio ambiente. Especialista na reciclagem de lixo eletrônico, a cooperativa paulista explica que estes equipamentos podem liberar materiais como Mercúrio, Cádmio, Cobre e Cromo em aterros não licenciados e controlados, causando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, ocasionando impacto negativo à natureza.

No entanto, apesar do numero de doações ainda não ser equiparado ao volume possível, a Cooperativa viu aumentar a quantidade de compradores conscientizados. Em 2016, o mês de novembro arrecadou 54 mil quilos de eletrônicos quebrados e sem uso. Já em 2017, a participação da comunidade cresceu e o montante arrecadado foi de mais de 60 mil quilos.

Para 2018, a Coopermiti espera a progressão do número de doações. Para a Black Friday, a cooperativa receberá equipamentos eletrônicos quebrados ou antigos em diversos pontos de coletas espalhados pela cidade de São Paulo – em colégios, parques, shoppings centers, entre outros.

Aqueles que quiserem podem entregar os aparelhos eletrônicos diretamente na sede da Coopermiti, no bairro da Casa Verde. Para saber os endereços dos postos de coleta ou marcar sua visita à sede da Coopermiti, acesse o site: http://www.coopermiti.com.br/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.