Informe aqui

Elipse participa da apresentação do projeto ALMA 4.0 na FIERGS

Na última terça-feira, dia 20, a Elipse Software participou da Jornada 4.0 + Eficiência + Produtividade na Indústria, evento promovido pelo Sistema FIERGS em conjunto com o SENAI, IEL, SESI e demais parceiros do ecossistema empreendedor do Rio Grande do Sul, como a ABIMAQ, ABINEE, ABICALÇADOS, REGINP, SEBRAE, entre outros. Durante o encontro, que reuniu mais de 300 pessoas no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, Tiago Ribeiro de Abreu, Consultor da Elipse, palestrou no painel de apresentação do Projeto ALMA 4.0 (Aliança Local para a Manufatura 4.0).

Lançado pelo Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Elipse, Novus, Spheric, CRK e BRN, todas associadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Automação e Controle, o projeto consiste no desenvolvimento de uma célula de manufatura autônoma e reconfigurável em tempo real. Para isto, conta com a complementação e integração das competências e tecnologias dos seus integrantes, buscando atender as necessidades empresariais do Rio Grande do Sul.

“O projeto é uma iniciativa de um grupo de empresas gaúchas que decidiu sair da teoria e desenvolver, na prática, uma solução real para Indústria 4.0, integrando o expertise individual e as tecnologias de cada um de seus integrantes. Graças à colaboração e união de esforços de todos, hoje, estamos conseguindo realizar este trabalho”, disse Abreu.

Uma das tecnologias utilizadas no projeto é o Elipse F4, plataforma que permite executar o planejamento, programação e controle da produção e materiais em tempo real. A ideia do software da Elipse é evoluir desde o planejamento e previsão da demanda até a gestão correta de insumos e matéria-prima, organizando o processo fabril e a cadeia de suprimentos de modo a tornar-se o coração da manufatura.

Atualmente, a ALMA 4.0 está implementada na nova planta da Novus, no parque industrial de Canoas, cidade da Grande Porto Alegre. Idealizado a partir de um estudo realizado pelo NEO/UFRGS e o APL, que mapeou as oportunidades da indústria 4.0 e competências potenciais de suas associadas, este é o primeiro projeto regional de colaboração entre empresas para desenvolvimento de soluções da Indústria 4.0.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.