book_icon

Dicas para manter a cultura ágil presente nas organizações

A CINQ Technologies esteve presente no Agile Curitiba Conference e traz informações relevantes para ambientes ágeis

No dia 10 de novembro (sábado), a CINQ Technologies (https://www.cinq.com.br/) patrocinou o Agile Curitiba Conference, que aconteceu na FESP. O evento reuniu cerca de 400 profissionais interessados em Agilidade. Neste sentido, elencamos os principais pontos abordados no evento, com o intuito de compartilhar 3 dicas para manter a cultura ágil presente nas organizações.

1) Em ambientes ágeis, o segredo é desenvolver pessoas.
O Agile Coach ajuda a criar um ambiente de confiança, sendo um agente de transformação. Todas as pessoas são importantes no ambiente ágil. Neste sentido, “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

2) Desenvolver produtos com lean inception torna possível entregas incrementais e feedback contínuo durante a construção. A inception marca o início de um projeto e se caracteriza pela definição e entendimento do escopo que será desenvolvido. O objetivo é entregar valor para o usuário por meio de validação de MVPs (produtos minimamente viáveis), UX (User Experience) e Tecnologia. Ferramentas: RAID (risks – riscos, assumptions – suposições, issues – questões, dependencies – dependências); estacionamento de ideias; agendas burn up (agendas com tempos delimitados para cada tópico a ser tratado).

3) Ágil é um mindset, ou seja, é uma forma de pensar que perpassa respeito, simplicidade, comunicação, coragem e feedback.

De acordo com Alexandre Lara, Scrum Master, da CINQ Technologies: “Aprendemos que podemos e devemos aprender a olhar a situação do projeto e/ou cliente e saber escolher como aplicar a metodologia. Não há receita de bolo, devemos usar nosso feeling e a capacidade de adaptação para melhor atender as expectativas do cliente”.

Com isso, verifica-se que agilidade está ligada a pessoas, entregas de valor e mindset ágil. Confira o Manifesto ágil na íntegra: http://www.manifestoagil.com.br/

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.