book_icon

HID Global combate a falsificação de marca com uma solução baseada em IoT

A pirataria e a falsificação de marcas é um dos maiores gargalos para a Indústria brasileira e avança exponencialmente. Além de prejudicar a experiência dos consumidores, gera enormes prejuízos para as empresas.

Segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP), o Brasil perde R$ 130 bilões por ano com contrabando de produtos e conteúdos. O levantamento foi apresentando no final de 2017 e alerta que esse volume de recursos poderia “irrigar a economia e que expõem a fragilidade dos órgãos responsáveis no combate à prática de pirataria”.

A HID Global®, líder mundial em soluções de identidade confiáveis, amplia a capacidade da plataforma HID Trusted Tag® para atender a alta demanda por soluções de proteção de marcas. Baseada no conceito de Internet das Coisas, a solução aumenta o nível de verificação e autenticação de produtos desde o momento da produção, distribuição e no ponto de venda e garante maior segurança para os consumidores, além de reduzir os riscos de atividades de pirataria e falsificação de marcas.

Além de ser uma ferramenta para combater a cópia irregular de produtos, os serviços HID Trusted Tag® facilitam o processo de autenticação com um simples toque em smartphones ou tablets habilitados para tecnologia NFC, integrada em uma plataforma de autenticação na nuvem. Esses recursos proporcionam uma melhor experiência de autenticação sem atritos usando uma solução que torna os aplicativos da Internet das Coisas mais eficientes e dinâmicos.

“Como pioneira da proteção da marca, a HID Global é capaz de impulsionar a adoção em massa de serviços de proteção de marca para evitar que o consumidor seja enganado por produtos falsificados”, disse Edson Yano, Gerente de Vendas da unidade IDT da HID Global para América Latina. “Nosso objetivo vai além de adicionar confiança à cadeia de suprimentos. Queremos abrir um canal seguro para uma estratégia de fidelização de cliente”, disse.

Empresas de todo o mundo estão começando a usar a tecnologia

Grandes companhias começaram a adotar a tecnologia para lidar com o avanço da falsificação. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Blue Bite lançou um pacote de autenticação que usa o HID Trusted Tag Services para as marcas europeias mais importantes, em parceria com a empresa italiana Temera.

“As marcas estão adotando a autenticação de seus produtos para se proteger contra os efeitos negativos da falsificação”, disse Mikhail Damiani, CEO da Blue Bite. “Desenvolvemos uma solução de autenticação altamente segura e escalável que usa a tecnologia NFC para ajudar as marcas e os clientes a lidar com um problema que aumenta todos os dias”.

Uma das parceiras da HID Global, a Skute, empresa britânica especializada em ajudar as marcas no relacionamento com seus consumidores, está usando os serviços da plataforma HID Trusted Tag® para alavancar experiências personalizadas em tempo real para ampliar o engajamento com os fãs.

“Nossa plataforma está mudando a relação com o cliente ao lhe oferecer acesso seguro, autêntico e direto a seus artistas, atletas, equipes e marcas favoritas, com a finalidade de promover experiências únicas de marketing direto,” disse Dan Lewis, CEO da Skute. Essa exclusividade é focada no mercado mais jovem, especialmente nos segmentos jogos, brinquedos e música. “A Skute dá aos pais a tranquilidade de que seus filhos podem se envolver com segurança em vários canais com um ecossistema de IoT”, afirmou Lewis.

Como funciona o processo?

Os serviços Trusted Tag combinam autenticação na nuvem da HID com suas tags NFC, que vêm em muitas formas e tamanhos de produtos que exigem autenticação de marca. As tags NFC da HID são inseridas em cada produto durante o processo de fabricação e são facilmente lidas com smartphones com tecnologia NFC (Android e iOS v11). Os recursos avançados de criptografia das tags integradas impossibilitam a clonagem ou cópia, enquanto os serviços de autenticação em nuvem da HID permitem a autenticação da marca que garante a privacidade, bem como a interação do consumidor em um ambiente fechado e confiável.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.