book_icon

Inteligência artificial auxilia varejo em reabastecimento de produtos frescos

Soluções chegam ao mercado brasileiro para otimizar previsão de demanda e reduzir desperdício
Inteligência artificial auxilia varejo em reabastecimento de produtos frescos

O setor varejista brasileiro já pode recorrer a soluções em inteligência artificial e machine learning para melhorar suas estratégias de previsão de demanda e reabastecimento, especialmente no caso de produtos frescos e ultrafrescos.

As novas ferramentas identificam padrões de venda a partir dos dados dos consumidores

“Segundo estudo divulgado em agosto deste ano pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os supermercados brasileiros desperdiçaram R$ 3,9 bilhões em frutas, legumes, verduras, pães, peixes e carnes em 2017. Antes de chegarem às prateleiras, tais itens também precisam resistir a problemas como danos na colheita, embalagem, transporte, manuseio, preparo, e tempo de permanência no estoque, entre outros”, afirma Adriano Araújo, vice-presidente da Symphony RetailAI na América Latina.

As novas ferramentas identificam padrões de venda a partir dos dados dos consumidores e eventuais intercorrências decorrentes de impactos externos, tornando mais precisas as operações no dia-a-dia do varejo.

Com isso, torna-se possível corrigir compras de estoque inconsistentes, estratégias de preço e otimização de resíduos. E ainda reduzir a necessidade de intervenção manual, devido à limpeza contínua de dados e machine learning. Resultados iniciais em âmbito global indicam que, em média, o uso da inteligência artificial tem reduzido as previsões de demanda de 20% para 5%, o que é extremamente benéfico para os resultados finais do setor.

Ao otimizar a abastecimento e a conservação de itens frescos, os varejistas automaticamente aprimorar o nível de serviço e reforçam sua relação de fidelidade com o cliente, que passa a ser atraído por sortimentos mais relevantes, bem localizados e em maior disponibilidade nas lojas.

Mercado em transformação

Há três anos no Brasil, a Symphony RetailAI, empresa global em plataformas de decisão habilitadas por inteligência artificial, soluções e insights centrados no cliente, está lançando no mercado nacional uma ferramenta destinada a este fim: o SR Demand ForecastingAI.

Em pesquisa recente realizada pela multinacional junto aos líderes da cadeia de fornecimento de varejo em âmbito global, 34% consideram os dados gerados pela ferramenta fundamentais para as vendas, a lucratividade e a experiência de compra do cliente. Isto porque o setor vive um momento de mudanças rápidas, caracterizadas pela convergência da indústria e novos caminhos para o consumidor.

O SR Demand ForecastingAI permite que os varejistas enfrentem este desafio e melhorem drasticamente seus resultados, uma vez que muitos dos sistemas atuais não possuem a lógica específica para analisar tais informações.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.