book_icon

Grupo Hermes Pardini estrutura Programa de Inovação com solução da SoftExpert

Com mais de 1600 acessos e 206 ideias registradas, programa de inovação fomentou ambiente inovador e elevou a performance organizacional da companhia

O Hermes Pardini, um dos três principais players brasileiros do segmento de apoio laboratorial, estruturou seu Programa de Inovação na plataforma da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa. A iniciativa já conta com 1600 acessos e 206 ideias registradas.

O instituto possui 122 unidades próprias e presta serviços de análises clínicas, diagnóstico por imagem, vacinas, provas funcionais, criopreservação, genética humana e veterinária. Segundo Irilda de Oliveira Costa, gestora de Projetos e Inovação, a empresa identificou a necessidade de implantar um programa de gestão de ideias.

“Com o SoftExpert Excellence Suite, criamos o Programa de Inovação ‘iO2’, um canal estruturado que permite o trânsito e a análise de iniciativas dos colaboradores. O objetivo é gerar um ambiente inovador, elevando a performance organizacional com foco em aumento da receita, redução de custos, satisfação dos clientes e aprimoramento de processos.”, revela Irilda.

O sistema permite o registro da ideia e o seu acompanhamento em todas suas etapas, através de um processo estruturado e automatizado. A solução foi disponibilizada para todos os colaboradores e áreas da empresa, com níveis diferentes de segurança e gestão. Os gestores, por exemplo, têm acesso a um portal onde há um Painel com indicadores gráficos de resultados e cruzamento de informações.

“Os colaboradores participam acessando o SoftExpert Excellence Suite e preenchendo um formulário que dará início ao processo. Só neste ciclo 2017/2018 a plataforma já teve 1600 acessos, 202 ideias registradas, 163 finalizadas, 7 em avaliação, 15 em andamento e 2 ideias já foram implementadas”, destaca Irilda.

As ideias implementadas neste primeiro ciclo foram: redução de custos com gelo seco – desenvolvimento, prototipação, teste e piloto com novo modelo de caixa para transporte de amostras ocasionando a redução de gastos com o material; e preparo de amostras com precipitação de proteínas em placas de 96 poços – desenvolvimento e validação do uso de plates em exames toxicológicos ocasionando aumento de produtividade com redução de custo de mão de obra e reagentes.

“Todo o projeto foi realizado pela equipe da TNX (parceira comercial da SoftExpert), que teve o comprometimento em participar do desenho à implementação do processo. O trabalho foi feito forma competente e dedicada, com um levantamento minucioso e criterioso para uma tomada de decisão de grande relevância estratégica para a nossa empresa”, avalia Irilda.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.