book_icon

Empresa implementa metodologia ágil e aumenta em 5 vezes sua produtividade

Questionar a qualidade da entrega de produtos e serviços desenvolvidos pelo time de tecnologia e buscar soluções para otimizar possíveis gargalos nesse processo. Foi esse dilema que levou o PRAVALER, empresa especializada em soluções financeiras para acesso ao ensino superior, a buscar um parceiro que auxiliasse nessa mudança. A companhia escolheu a JUST, empresa do Verity Group, especializado em consultoria para transformação digital e gestão de ponta a ponta. Como aplica metodologias ágeis em seus processos, tanto internos quanto com outros clientes, a empresa levou para o PRAVALER sua expertise em Agile Coaching. O resultado foi um aumento de produtividade de cinco vezes nas entregas em tecnologia pela equipe de TI.

Após 10 meses de duração da consultoria na empresa, que envolvia reuniões e criação de processos com o time de tecnologia, e a sua conclusão em agosto, o PRAVALER viu a sua produtividade no desenvolvimento e nas entregas de soluções tecnológicas crescer. “Apesar de termos crescido o orçamento de TI em 40%, passamos a entregar cinco vezes mais ao fim do ano passado em comparação com o ano anterior após o Agile Coaching”, relata Rodrigo Viana Rocha, superintendente de tecnologia do PRAVALER. Após o trabalho de consultoria, o time de tecnologia do PRAVALER entregou 21 soluções, totalizando 301 novas funcionalidades no seu portfólio. Esse número, girava em torno de 4 de mesma complexidade e esforço no ano anterior.

“Há dois anos os times de negócios e tecnologia tinham uma sensação de que o volume e a qualidade de nossas entregas estavam muito aquém do nosso potencial”, avalia Rocha. “Com isso, buscamos uma referência de Agile Coaching no mercado. Escolhemos a JUST por ser uma grande referência quando se trata de metodologias ágeis e por aplicá-las tão bem dentro de casa”, complementa. O PRAVALER contava com times de desenvolvimento que realizavam projetos para diferentes áreas. Com a implementação, houve uma padronização da entrada de demandas, com equipes especializadas e engajadas com o propósito de cada área, possibilitando que cada time trabalhasse dentro de um modelo de melhoria contínua guiada por métricas, o que antes era guiado apenas por prazos. A partir de então, toda a documentação do sistema passou a ser feita de forma incremental, com disseminação do conhecimento técnico e de negócio entre os colaboradores.

A partir do uso de metodologias ágeis, houve um maior volume de novos produtos em funcionamento, com mais valor adicionado. Além disso, a integração dos desenvolvedores com as áreas de negócios resultou em maior engajamento e sinergia entre os diferentes times. Para Rafael Cichini, CEO da JUST e CDO do Verity Group, a metodologia ágil tem muito a acrescentar para as empresas que atuam no mercado financeiro. “A metodologia ágil transformou a visão imediatista das áreas de TI e Negócios, que inicialmente consideravam o modelo ineficiente até o ponto de perceber o real valor em entender a capacidade das equipes”, explica.

Após a primeira etapa de consultoria ter atingido os resultados obtidos, a expectativa é que uma nova rodada de consultoria pela JUST seja realizada. O novo trabalho deve focar, entre outras coisas, em atender demandas das faculdades parceiras do PRAVALER com o objetivo de melhorar a experiência do usuário final no incremento de novas funcionalidades. Para isso, a metodologia ágil a ser implementada pela JUST junto ao time de TI auxiliará na construção do framework.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.