book_icon

ABES lança Guia de Fomento à Inovação

Lançamento foi feito em congresso que reuniu especialistas para abordar temas como o Plano Nacional de IoT, segurança lógica, fomento e questões tributárias e regulatórias
ABES lança Guia de Fomento à Inovação

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) lançou, no dia 06 de novembro, o Guia de Fomento à Inovação, um material produzido em parceria com a consultoria ABGI, voltado a orientar empreendedores sobre as fontes de fomento e financiamento para a inovação. O Guia foi lançado durante o congresso ABES “Desafios da IoT”, evento focado no mercado brasileiro de Internet of Things (IoT).

 “A inovação é a chave para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil”, Jamile Sabatini Marques

Diversos especialistas se reuniram no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, para uma manhã de debates sobre os mais importantes temas relacionados ao desenvolvimento da tecnologia, como o Plano Nacional de IoT, financiamento, questões regulatórias e a segurança dos sistemas.

Guia de Fomento

O exclusivo Guia de Fomento foi apresentado durante o painel “Quebra de Paradigmas em Relação aos Financiamentos Governamentais” e distribuído entre os presentes. “Todo o conhecimento de décadas de experiência promovendo o financiamento de empresas inovadoras está presente neste guia. É fundamental que o mercado tenha conhecimento das modalidades de fomento disponíveis e utilize essas ferramentas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A inovação é a chave para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil”, comenta Jamile Sabatini Marques, diretora de fomento e inovação da ABES. “Acreditamos que para as empresas inovarem de forma mais eficiente é indispensável que conheçam os mecanismos de fomento à inovação existentes. O guia consolida as informações dos instrumentos e auxilia as empresas a definirem sua estratégia de fomento à inovação, utilizando os instrumentos mais adequados para apoiar o desenvolvimento de PD&I”, complementa Maria Carolina Rocha, CEO da ABGI

Com 58 páginas, o Guia é dividido em cinco partes: Recursos Não Reembolsáveis, Recursos Reembolsáveis, Investimento Direto ou Fundos, Bolsas e Incentivos Fiscais. De forma simplificada, empresários podem encontrar todas as informações necessárias para se beneficiar com uma dessas modalidades de recursos, levando em conta questões como a abrangências de cada programa (se disponível nacionalmente ou apenas em âmbito regional), o status atual e o público-alvo, considerando faixas de renda. “O desconhecimento das opções de financiamento disponíveis é um entrave para que os empreendedores invistam em inovação. O Guia visa combater esse problema e incentivar projetos nessa área”, comenta Jamile.

O Congresso

O congresso “Desafios da IoT” contou com uma apresentação sobre o Plano Nacional de IoT, conduzida por Thiago Camargo Lopes, Secretário de Políticas Digitais do MCTIC, por vídeo conferencia diretamente do Dubai e de Guilherme de Paula Correa, do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC. Na sequência, Carlos Frees, especialista da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, apresentou a palestra “Casos e ações práticas”. Em seguida, um painel com Jamile Sabatini Marques, diretora de fomento e inovação da ABES, Werter Padilha, coordenador do comitê de IoT da mesma entidade, abordaram “Quebra de Paradigmas em Relação aos Financiamentos Governamentais”, contando também com a presença de Maria Carolina Rocha, CEO da ABGI, que comentou sobre casos práticos.

O tema “Segurança em IoT” foi centro de um debate com José Palazzi, diretor de IoT da Qualcomm; Cristian Oliveira, executivo de IoT da Intel, e João Rocha, responsável pela área de segurança da informação da IBM. Fechando o congresso, Paulo Brancher, sócio da Mattos Filho Advogados, discutiu privacidade e segurança de dados na nova legislação brasileira no painel “Responsabilização Jurídica em Casos de Incidentes Envolvendo IoT”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.