O Black Friday já é considerado a data mais importante para o comércio eletrônico e os números para essa edição são ainda mais animadores.
Começa o mês de novembro e nos despedimos do inverno e da temporada mais fria do nosso país tropical, visando a melhor época do ano, o verão! Junto com o calor conhecido e reconhecido mundo afora, esse mês teremos outro acontecimento especial: o Blackfriday, que na sua nona edição no Brasil, já se destaca como uma das épocas de destaque para o comércio.
Segundo dados da Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante o Black Friday neste ano, alta de 15% em relação a 2017. O número de pedidos deve registrar expansão de 6,4%, de 3,76 milhões para 4 milhões. O tíquete médio deverá ser de R$ 607,50, alta de 8%. A empresa aponta que 88,6% dos e-consumidores têm intenção de comprar na ocasião – alta de cerca de oito pontos percentuais em relação à pesquisa de expectativa de consumo realizada no ano passado.
Previsto para a sexta-feira 23 de novembro, tanto os consumidores quanto os vendedores já começam a se preparar para mais uma edição deste evento de super-ofertas. Desta vez, teremos como protagonista dessa data os Marketplaces, como o Mercado Livre, Submarino, Amazon, entre outros.
Mas, por que um Marketplace é tão importante para médios e pequenos vendedores?
“Um marketplace é fundamental para pequenos e médios vendedores, já que não precisam se preocupar com investimentos e publicidade para sua loja, uma vez que o próprio marketplace providencia os visitantes. Podemos pensar como se fosse uma loja em um shopping: os visitantes já estão caminhando por ali, sem que os donos das lojas tenham feito absolutamente nada para que isso aconteça, mas deve-se levar em conta que existem outros locais que podem ganhar as vendas. Há maior grau de competição, mas se requer baixíssimo investimento e se tem melhor resultado. No mundo online é muito diferente a competição dentro de um marketplace do que tendo um site e-commerce próprio”, comenta Javier Goilenberg – CEO e Cofundador da Real Trends- plataforma líder em ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre.
Seguindo o exemplo do shopping, Goilenberg esclarece: “é como quando o shopping funciona 24 horas em datas especiais para aumentar as vendas: é feita uma grande publicidade e durante esses dias os shoppings recebem uma alta quantidade de clientes e, por fim, acaba concretizando um maior volume de vendas, grande parte impulsionadas pelas promoções e descontos vigentes durante a ação. Se o vendedor toma as decisões adequadas antes, durante e depois da ação, pode ter uma grande diferença no seu faturamento”.
No ano passado, Marketplaces como o Mercado Livre venderam três vezes mais em relação à mesma época do ano de 2016, e o que se espera para esse ano é ainda mais animador, analisando os dados do Google Trends para a palavra-chave “Black Friday”, nota-se um aumento de 27% de buscas entre 2015 e 2017.
Para curtir e se dar bem na Black Friday, o importante é se preparar com antecedência.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo