book_icon

TV conectada, a porta de entrada para o Smart Home no Brasil

Segundo pesquisa, a maioria dos brasileiros (73%) espera que a instalação de dispositivos em casas inteligentes seja embarcada em outros serviços, como TV a cabo e internet
TV conectada, a porta de entrada para o Smart Home no Brasil

O smart home ainda dá seus passos iniciais no Brasil. Configurações mais simples, como iluminação e termostato inteligentes, câmeras de segurança e alguns dispositivos IoT já são realidade em alguns lares. Um estudo divulgado pela Intel Security apontou que quase metade dos brasileiros (46%) acredita que em 2025 as casas inteligentes serão tão comuns como os smartphones.

Nos EUA, referência mundial na adoção da casa inteligente, foi por meio da TV que tudo começou

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros (73%) espera que a instalação de dispositivos em casas inteligentes seja embarcada em outros serviços, como TV a cabo e internet. Essa percepção faz total sentido, uma vez que as operadoras de Telecom já estão dentro dos lares de grande parte dos brasileiros.

A TV conectada

O primeiro passo para que o smart home se torne uma realidade começa com a habilitação da TV conectada por meio das operadoras de TV a cabo. Nos EUA, referência mundial na adoção da casa inteligente, foi por meio da TV que tudo começou. Os assinantes podem, por meio de comandos de voz, a partir de um controle remoto com microfone, aumentar o volume, trocar de canal, perguntar à TV quando um programa ou filme específico vai ser exibido, entre muitas outras funções que tornam a experiência de TV interativa, rápida e conveniente.

A tecnologia que permite essa experiência é o Dragon TV, solução da Nuance Communications que inclui biometria de voz para TVs, set-top boxes e aplicativos de segunda tela, criando uma experiência de TV ainda mais personalizada por meio da voz. Ao ouvir a voz única de uma pessoa, a Dragon TV não apenas entende o que está sendo dito, mas autentica quem está dizendo, e a partir daí permite conteúdo personalizado para diferentes membros de uma família. Como resultado, os indivíduos têm acesso imediato aos seus próprios canais e conteúdos preferidos, telas iniciais personalizadas e redes sociais.

 Controle remoto por voz

Os assinantes não devem perder um minuto do conteúdo favorito. É por isso que o controle remoto por voz é tão importante. A yes, provedor de transmissão direta via satélite em Israel, oferece aos usuários o controle remoto por voz, tornando mais fácil do que nunca procurar e encontrar conteúdo de vídeo premium em hebraico e inglês.

A plataforma Dragon TV da Nuance foi integrada ao controle remoto da yes, permitindo que os clientes experimentem uma nova interface de voz que resulta em acesso rápido e relevante ao ecossistema da yes TV.

TV Inteligente no Smartphone

A Orange, principal operadora de Telecom da França, também faz uso da tecnologia e já oferece aos assinantes seu aplicativo móvel para Android e iOS, por meio do qual os clientes da Orange TV podem encontrar programas, filmes e outros conteúdos- seja ao vivo, gravado ou streaming- a partir de comandos de voz no aplicativo em seu smartphone ou tablet – aumentando muito a usabilidade e a capacidade de descoberta de conteúdo. Ao invés de digitar os nomes dos programas letra por letra, basta simplesmente dizer “Assistir Game of Thrones” ou “Mudar para o canal X”.

Na Irlanda, assinantes da Virgin Media também já podem procurar e assistir conteúdos simplesmente clicando no ícone de microfone localizado no app da operadora, e então falando no microfone do smartphone.

O próximo passo

A partir experiência da TV conectada com biometria de voz, um leque de serviços em diversos segmentos se abre:  autenticação de sistemas bancários e pagamento de contas, nos quais sua voz é literalmente a senha; assistente virtual pronto a ajudar o usuário a partir do momento em que ele diz um simples “oi”; fazer um pedido delivery no restaurante favorito; abrir e fechar as portas da casa usando apenas a voz. Por fim, uma real experiência Smart home.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.