book_icon

Contrijal melhora performance e experiência do cliente com vSAN

A Cotrijal, maior cooperativa do Rio Grande do Sul, adotou a solução de hiperconvergência da VMware para aumentar a capacidade de processamento de suas informações em tempo real e melhorar a disponibilidade dos sistemas de forma a garantir o melhor funcionamento da operação. O projeto foi realizado em apenas três dias e melhorou não só o processamento e disponibilidade, mas também a velocidade de resposta dos sistemas, impactando, inclusive a experiência do cliente final.

Na época, o parque de máquinas da cooperativa estava obsoleto e precisava passar por uma migração que demandaria um alto investimento. Por isso, decidiu aprimorar a sua infraestrutura de TI e buscou uma solução de hiperconvergência.

Após analisar diferentes cenários com apoio da Gruppen, a Cotrijal decidiu adotar o vSAN, solução de hiperconvergência da VMware, que além de entregar inúmeros benefícios à TI e à operação, deixaria a empresa livre para trocar o maquinário futuramente, caso necessário, sem nenhum impacto, pois é uma tecnologia totalmente independente do hardware. Além disso, o vSAN conta com uma funcionalidade que permite criar sites distribuídos, o Stretched Cluster, atendendo à uma grande necessidade da cooperativa.

“O vSAN é totalmente granular e flexível, e permite que as empresas expandam o aspecto que está afetando-as, seja ele memória, armazenamento ou capacidade de processamento, a qualquer momento. Desta forma, a tecnologia possibilita um atendimento mais fácil e ágil às demandas da área de negócios”, afirma Daniel Chassot Mentz, arquiteto de soluções da Gruppen.

Como a Cotrijal já usava outras soluções da VMware, a migração dos dados foi feita rapidamente e sem parar a operação. Em apenas três dias toda a cooperativa estava rodando em cima do vSAN sem nenhum impacto para o negócio.

Para se ter ideia dos benefícios da tecnologia para a Cotrijal, uma das principais áreas da cooperativa é a compra e venda de grãos. Durante a safra, todos os dias chegam centenas de caminhões dos cooperados que precisam ser pesados, descarregados e a mercadoria armazenada nos silos corretos. Esse processo é bastante crítico, exigindo uma operação em tempo real e com agilidade de resposta. Na última safra, já com a nova tecnologia, não houve nenhuma interrupção e os tempos melhoraram sensivelmente.

Essa velocidade também é fundamental para garantir um atendimento ágil e sem paradas por indisponibilidade dos sistemas nos supermercados e lojas da Cotrijal, que, com a solução, passou a entregar uma melhor experiência também aos clientes dos seus estabelecimentos comerciais.

“A solução que suporta nossas aplicações impacta diretamente na experiência que oferecemos aos clientes. Com o VSAN, o acesso às informações dos sistemas que rodam no ambiente VMware, como o fiscal, de mercado e de loja, ficou cerca de seis vezes mais rápido, possibilitando um atendimento ágil e sem rupturas”, afirma Luiz Felipe Lopes, gerente da área de TI da Cotrijal.

Tudo isso só foi possível, devido aos ótimos resultados da solução de hiperconvergencia também na área de TI. Anteriormente, havia uma estrutura de replicação e todas as aplicações armazenadas no site primário também estavam no data center secundário, que era acionado apenas quando o principal caia. Além disso, como o segundo site não tinha a mesma capacidade de atendimento às operações da empresa, sempre havia um risco de queda do sistema e paralização da operação por algumas horas.

Com a solução, essa fraqueza foi eliminada. Hoje os dois data centers estão totalmente integrados e rodando ao mesmo tempo, o que possibilitou a distribuição de aplicações em ambos, contando com uma maior capacidade de armazenamento. E, caso haja algum acidente com o primeiro, a operação continua rodando quase que sem interrupção.

“O vSAN nos deu a performance que precisávamos. Antes, eram necessárias quase duas horas para acionar o segundo site. Hoje, se um dos servidores cair, os demais assumem quase que em tempo real. Isso não só garante uma operação estável, como também desonera a área de TI, que pode atuar de forma mais estratégica”, comenta Alberto Cé, coordenador de infraestrutura de TI.

E os benefícios da solução não param por aí. A tecnologia contribuiu também para uma redução de custos com licenciamento, possibilitando outros investimentos visando a melhoria da operação como um todo.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.