book_icon

BL Distribuidora agiliza setor de vendas em 50% com ERP da Jiva

Empresa de cosméticos também reduziu em 60% os erros na separação de mercadorias a serem entregues aos clientes

A BL Distribuidora, que há oito anos atua no mercado de varejo e distribuição de cosméticos no estado do Espírito Santo, agilizou em 50% os processos de vendas após adotar o ERP da Jiva, especializada em soluções de gestão para pequenas e médias empresas. Com o projeto, a companhia, que possui vendedores em todo o Estado capixaba, automatizou o lançamento dos pedidos realizados pelo time comercial direto no sistema, eliminando procedimentos manuais que tomavam tempo das equipes internas e geravam erros causados pela interferência humana, o que ajudou até a reduzir custos operacionais.

Segundo Mariana Lima, proprietária da BL Distribuidora, antes da Jiva a empresa contava apenas com um software para emissão de notas fiscais, enquanto todo o resto da gestão era feito em planilhas que não eram integradas.

“O trabalho demandado para preenchimento das informações nos relatórios era enorme, e havia ainda a falta de confiança do que estava sendo lançado e a falta de processos gerenciais básicos. Por isso buscamos um ERP capaz de proporcionar integração entre todos os setores da empresa, criação de novas metodologias de administração, e que ainda possibilitasse a implantação sem parar o funcionamento da companhia”, explica.

Para ela, a escolha pela solução foi feita pensando na evolução da gestão operacional e na expansão da empresa em longo prazo. “Sistemas ERP de ‘caixinha’ não acompanham a evolução dos negócios, e depois para migrar para o outro, que atenda às necessidades que aparecem com o crescimento da companhia, é complicado e gera muito custo. Com a Jiva isso não é um problema, pois além de ter uma implantação fácil, ele é adaptável à nossa realidade”, afirma.

Por meio do sistema de gestão, implantado desde maio do ano passado, a BL Distribuidora aprimorou as operações internas, especialmente em relação a vendas, aponta Mariana. De acordo com ela, a agilidade nos processos de vendas, obtida com a automação do sistema da Jiva, eliminou a necessidade da distribuidora de manter uma funcionária focada exclusivamente no lançamento dos pedidos de vendas em planilhas, que eram feitos manualmente.

“Agora, ela consegue auxiliar em outras áreas, como de finanças e estoque, que tinha muitos problemas de entrega devido a falhas de controle, o que de certa forma nos gerou uma economia, já que otimizamos a mão de obra contratada”, conta. Com o auxílio da colaboradora e o uso de um leitor de código de barras, implantado juntamente com a solução da Jiva, o estoque reduziu os erros de separação de mercadorias em torno de 60%.

Ainda segundo a proprietária, o sistema também ajudou a companhia a melhorar o controle sobre a empresa, por meio de gráficos e relatórios. “Hoje temos uma visão muito mais abrangente do nosso negócio, e conseguimos, por exemplo, acompanhar o crescimento das vendas e principalmente se a equipe comercial está atendendo as nossas demandas. A mudança foi tão significativa que, após implantação do ERP da Jiva, optamos por remanejar algumas áreas entre determinados vendedores, para que tivéssemos uma cobertura mais completa de todas as cidades do Estado”, explica Mariana.

Para os próximos passos, a BL Distribuidora pretende adotar a solução avançada de Business Intelligence da Jiva, para ajudar na melhoria da gestão dos negócios, já no ano que vem. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria, porque no final das contas, um bom sistema não é aquele que te dá as melhores ferramentas, mas o que te atende da melhor forma, o que se adequa as necessidades da empresa e o que a ajuda a melhorar as práticas operacionais e gerenciais. Acredito que a parceria com a Jiva esteja funcionando assim”, finalizou a proprietária.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.