book_icon

Banco de regras tributária da Systax atinge a marca dos 4 milhões

O acervo da Systax é o único no Brasil a reunir regras tributárias das 27 unidades federativas, auxiliando as empresas a entrar em conformidade com o Fisco

A complexidade fiscal no Brasil é enorme e, a cada dia, novas modificações surgem. Cada vez mais as organizações não conseguem acompanhar todas essas mudanças, já que, diariamente, são mais de 30 novidades apresentadas pelos governos de todos os Estados do país.

Pensando em tornar essa atividade mais eficiente, a Systax, empresa de inteligência fiscal, atinge a marca dos 4 milhões de regras tributárias em seu acervo, uma consequência do alto volume de publicações e normas feitas diariamente pelos governos federal e estaduais. Mas o que uma regra tributária significa? Por exemplo, analisando tributos para o leite: a legislação do Estado X prevê isenção de ICMS para este item. Essa isenção corresponde à uma regra tributária. E como uma regra pode conter vários produtos, isso nos leva a outro número: são aproximadamente 18 milhões de situações específicas no acervo da Systax. Destacando este último número, de suma importância, os 4 milhões que forem analisados representam, na verdade, cerca de 18 milhões de regras, uma vez que uma daquelas regras pode ser aplicada a conjuntos de situações. E essas 18 milhões de regras ainda precisam ser combinadas entre si para produzir as tributações que cada cliente irá receber, por exemplo: uma regra que define que tem ICMS/ST pode ser combinada com outra que define uma redução de base de cálculo para determinada mercadoria.

Essa base de dados, que começou a ser construída no ano de 2008, ultrapassou 520 mil horas de consultores aplicadas na sua construção e manutenção. Nos produtos da Systax, o acervo é utilizado em: parametrização fiscal, softwares de compras e logística, auditoria de arquivos do SPED, diagnóstico fiscal, validação tributária de NF-e, De Olho no Imposto, chatbot Busca.Legal Tax One (inteligência artificial que utiliza IBM Watson), entre outros. Sabe os impostos que são mostrados no rodapé das notas e cupons fiscais fornecidos pelos varejistas? Elas apresentam estes números por conta da lei da Transparência Fiscal e pela campanha “De Olho no Imposto”, organizada pelo parceiro da Systax – o IBPT – e utiliza este gigante acervo de regras.

Com estes recursos, a Systax atende, atualmente, milhares de clientes, de pequenas empresas a gigantes do varejo e da indústria, como o Carrefour, Fnac, Telha Norte, Polishop e Havan. De acordo Fábio Rodrigues, Diretor da Systax, o esforço de cada profissional para acompanhar as modificações na legislação resulta em uma base de regras única. “Nossos profissionais se dedicam diariamente para que a classificação fiscal seja feita de forma eficiente. Com o banco de regras fiscais, nossas soluções tornam-se cada vez mais assertivas, promovendo a confiabilidade nos dados. Viabilizamos alianças com mais de 40 fabricantes de ERPs de mercado que integraram seus softwares com a Systax.”, destaca o executivo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.