book_icon

ABES lança Guia de Fomento durante congresso “Desafios do mercado de IoT”

Evento, realizado na zona sul de São Paulo, no dia 06 de novembro, reúne especialistas para abordar temas como o Plano Nacional de IoT, financiamento, questões regulatórias e segurança

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) promove, no próximo dia 6 de novembro, o congresso “Desafios da IoT”, focado no mercado brasileiro de Internet of Things (IoT). Diversos especialistas se reunirão no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, entre 9h e 12h30, para uma manhã de debates sobre os mais importantes temas relacionados ao desenvolvimento da tecnologia, como o Plano Nacional de IoT, financiamento, questões regulatórias e a segurança dos sistemas. No mesmo evento, será lançado o Guia de Fomento à Inovação da ABES, um material produzido em parceria entre a ABES e a consultoria ABGI, voltado a orientar empreendedores sobre oportunidades de fomento para a inovação. Inscrições podem ser feitas apenas pelo link oficial (para não associados, o valor é de R$ 500).

“O último estudo anual ABES com o IDC apontou o forte crescimento do mercado IoT, que teve um crescimento de 28,7% nos investimentos em um comparativo entre 2016 e 2017. É sem dúvida uma das tendências mais notáveis do setor de tecnologia para 2019 e o congresso será muito importante para compartilhar com os participantes a realidade atual desse ecossistema, com uma visão ampla. Todos devem estar atentos, pois há muitas ações em andamento no país e essa é a hora de aproveitar oportunidades, inclusive em outros pilares tecnológicos relacionados, como Big Data, Cloud, Social e Mobilidade”, comenta Werter Padilha, coordenador do comitê de IoT da ABES.

O congresso tem abertura às 9h, com uma apresentação sobre o Plano Nacional de IoT, conduzida por Thiago Camargo Lopes, Secretário de Políticas Digitais do MCTIC, e José Gustavo Sampaio Gontijo, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC. Na sequência, às 9h40, Carlos Frees, especialista da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, apresenta a palestra “Casos e ações práticas”. Às 10h30, um painel com Jamile Sabatini Marques, diretora de fomento e inovação da ABES, Werter Padilha, coordenador do comitê de IoT da mesma entidade, aborda “Quebra de Paradigmas em Relação aos Financiamentos Governamentais”, contando também com a presença de Maria Carolina Rocha, CEO da ABGI, que falará de casos práticos.

O tema “Segurança em IoT” estará no centro de um debate com José Palazzi, diretor de vendas IoT da Qualcomm; Cristian Oliveira, executivo de contas da Intel, e João Rosa, da IBM. Fechando o congresso, às 11h50, Paulo Brancher, sócio da Mattos Filho Advogados, e Ramon Alberto dos Santos, advogado associado do escritório Pereira Neto Macedo Advogados, se aprofundam na legislação da área no painel “Responsabilização Jurídica em Casos de Incidentes Envolvendo IoT”.

Guia de Fomento

O exclusivo Guia de Fomento será apresentado durante o painel “Quebra de Paradigmas em Relação aos Financiamentos Governamentais” e distribuído entre os presentes. “Todo o conhecimento de décadas de experiência promovendo o financiamento de empresas inovadoras está presente neste guia. É fundamental que o mercado tenha conhecimento das modalidades de fomento disponíveis e utilize essas ferramentas para o desenvolvimento de produtos e serviços. A inovação é a chave para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil”, comenta Jamile Sabatini Marques. “Acreditamos que para as empresas inovarem de forma mais eficiente é indispensável que conheçam os mecanismos de fomento à inovação existentes. O guia consolida as informações dos instrumentos e auxilia as empresas a definirem sua estratégia de fomento à inovação, utilizando os instrumentos mais adequados para apoiar o desenvolvimento de PD&I”, complementa Maria Carolina Rocha.

Com 56 páginas, o Guia é dividido em cinco partes: Recursos Não Reembolsáveis, Recursos Embolsáveis, Investimento Direto ou Fundos, Bolsas e Incentivos Fiscais. De forma simplificada, empresários podem encontrar todas as informações necessárias para se beneficiar com uma dessas modalidades de recursos, levando em conta questões como a abrangências de cada programa (se disponível nacionalmente ou apenas em âmbito regional), o status atual e o público-alvo, considerando faixas de renda. “O desconhecimento das opções de financiamento disponíveis é um entrave para que os empreendedores invistam em inovação. O Guia visa combater esse problema e incentivar projetos nessa área”, finaliza Jamile.

Confira, abaixo, a agenda completa do Congresso:
“Desafios da IoT”
Local: Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, na zona sul de São Paulo
Inscrições: Pelo link http://www.comarteventos.com.br/abes/desafios-iot/convite-iot/conviteABES_DESAFIOS-IOT_2018.html
Valor: gratuito para associados da ABES; R$ 500 para não-associados (incluindo refeições)
Programação
8:30 às 9:00 – Welcome Coffee e cadastramento
9:00 às 9:40 – Plano Nacional de IoT, com Thiago Camargo Lopes e José Gustavo Sampaio Gontijo, ambos do MCTIC
9:40 às 10:20 – Casos e ações práticas, com Carlos Frees (ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial)
10:20 àS 10:30 – Coffee Break
10:30 às 11:10 – Quebra de Paradigmas em Relação aos Financiamentos Governamentais, com Jamile Sabatini (ABES), Werter Padilha (ABES) e Maria Carolina Rocha (ABGI)
11:10 às 11:50 – Segurança em IoT, com José Palazzi (Qualcomm), Cristian Oliveira (Intel) e João Rosa (IBM)
11:50 às 12:30 – Responsabilização Jurídica em Casos de Incidentes Envolvendo IoT, com Paulo Brancher (Mattos Filho Advogados), e Ramon Alberto dos Santos (Pereira Neto Macedo Advogados)
12:30 – Almoço e network

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.