book_icon

Reconfigure seu pensamento para a transformação digital

Reconfigure seu pensamento para a transformação digital

*Henrique Monteiro

Transformação digital é um termo que está presente no discurso das maiores das empresas que estão em busca de modernizar seu negócio e continuar crescendo de forma estruturado. Mas, proponho uma reflexão sobre o que ela realmente significa na prática. Para mim, transformação digital é questão de inteligência e nos ajuda a reconfigurar nosso pensamento, antes mesmo de mudarmos a maneira como fazemos negócios. Já somos impactados por essa mudança, sem nos darmos conta na maioria das vezes. Quer ver como?

Você usa o Waze, todos os dias, para ir trabalhar? A maioria dos usuários usam o aplicativo diariamente para fazer o mesmo trajeto, mesmo que faça o mesmo caminho há anos. E se por acaso, erra a rua que deveria ter entrado, costuma ficar desesperado. Por que isso acontece? Porque estamos condicionados a usar a tecnologia em nossa rotina. Não conseguimos mais viver sem. Costumo dizer que, quando desligamos o Waze, notamos várias particularidades pelas ruas que não percebemos antes, presos ao aplicativo.

Por isso que reforço, para vivermos nessa transformação digital é preciso reconfigurar, primeiramente, o pensamento, para depois seguir com essa reciclagem aos negócios. Nesse sentido, os melhores exemplos que posso citar são a Netflix e a Amazon, ambas empresas reconfiguraram o modo de fazer negócios e impactaram todo o mercado a fazer o mesmo. Elas foram disruptivas, mostrando que há sempre uma nova maneira de se fazer o que sempre fazemos, de forma mais simples, ágil e de acordo com a necessidade do novo consumidor.

Entender o cliente e oferecer a ele uma melhor experiência ao consumir seu produto ou serviço, é fundamental para a perenidade e sucesso do negócio. Essas companhias ganharam mercado e notoriedade porque saíram na frente ganharam a competição ao propor algo totalmente novo, ousaram e conseguiram despertar no público uma necessidade que talvez nem ele sabia, ainda, que tinha.

Esses exemplos mostram que não é somente as empresas de TI que passam por uma transformação digital. Independente do segmento que atua, o que você precisa para reconfigurar o seu negócio e colher os benefícios dessa mudança é ter de bons parceiros que o ajude a maturar processos e fazer a diferença no mercado que atua. Para isso, foque em dois pontos fundamentais:

1.Gere mais valor: Como comentei acima, a experiência da Netflix nos proporciona isso. Se você termina uma série ou filme, ela automaticamente vai sugerir outras com as mesmas características, temas ou atores semelhantes a que assistiu e isso prende a atenção dos usuários e os fideliza. Essa é uma lição que todas as empresas precisam aprender se querem se transformar digitalmente.

2. Trabalhe com dados: Diariamente somos bombardeados, por todos os lados, com centenas de informações e essa realidade não é diferente nos ambientes corporativos. A questão é que as empresas não sabem trabalhar com dados.

Participei de um projeto com algumas prefeituras, em que criamos um banco de dados com informações sobre as principais empresas da cidade e disponibilizamos essas informações em um videowalll, direto na sala do prefeito. Quando um CEO ligava, ele verificava se a empresa era boa pagadora de imposto, por exemplo, e tomava a decisão mais acertada para conversar ou não com o executivo. Trabalhar com dados inteligentes possibilitou desenvolver um trabalho mais digital e transformador no órgão público.

O seu negócio está pronto para ser reconfigurado? Se sua resposta for sim, sua empresa está pronta para começar a jornada de transformação digital.

*Henrique Monteiro é diretor comercial da Seal Telecom

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.