book_icon

Seis dicas essenciais para ter uma boa experiência de compra na Black Friday

A Black Friday é uma excelente oportunidade para garantir produtos desejados com descontos expressivos. Porém, é necessário ter atenção na hora de realizar compras online, principalmente em datas como essa, com a variedade de sites e produtos disponíveis. Pensando nisso, o Zoom (www.zoom.com.br), site e app comparador de preços e produtos, separou algumas dicas para os consumidores que querem ter uma boa experiência de compra na Black Friday.
Segundo Nayla Pires, Customer Experience Manager do Zoom, é recomendável que, antes da data, o e-consumidor acompanhe as variações de preços e pesquise sobre as lojas em que encontrou o que buscava. “Planejamento é a palavra-chave para aproveitar a Black Friday. O preço acaba sendo o fator fundamental para a tomada de decisão. Porém, para garantir uma boa experiência de compra, é necessário checar, principalmente, se o produto com desconto atende às suas necessidades e se a loja é de confiança”.
Confira as dicas:
O desconto apresentado é realmente relevante?
O primeiro passo é o consumidor decidir antes da data os produtos que pretende comprar e pesquisar todas as informações sobre esses itens. O planejamento é fundamental. Alguns produtos têm descontos menores do que outros, então vale a pena refletir sobre quais são os mais atrativos para o momento e também escolher algo que vá ao encontro da sua necessidade.
O Zoom acompanha o menor preço que os produtos praticaram nos últimos seis meses com a ferramenta Histórico de Preço. Assim, durante a Black Friday, fica fácil saber o que está realmente com desconto relevante. Além disso, é importante prestar atenção nas ofertas que sejam extremamente discrepantes do preço médio praticado pelo mercado.
Escolha a melhor forma de pagamento
Escolher a melhor forma de pagamento é fundamental e o consumidor deve levar em conta que, em razão dos descontos, os produtos podem ter valores distintos se pagos à vista ou parcelados.
Caso opte pelo crédito, mesmo com os juros, pode ser que valha a pena para que a compra não pese no orçamento, principalmente quando se trata de um produto com valor mais alto. Já no boleto bancário, geralmente, não é possível parcelar.
Planejamento é essencial
Como falamos, o planejamento financeiro já é algo praticado pelo e-consumidor que espera pela Black Friday. Além de checar o orçamento, a pesquisa sobre o produto escolhido também é fundamental. Agir por impulso não é recomendável. Mesmo com descontos expressivos, é importante pensar se o produto realmente atende às necessidades do momento. Para ajudar, os especialistas do Zoom fazem um plantão na Black Friday e estarão disponíveis durante todo o evento.
Se atente aos detalhes da entrega
Fique atento ao prazo de entrega, principalmente se pretende antecipar as suas compras de Natal. Na Black Friday é muito comum que os prazos sejam maiores e podem passar de 30 dias. É primordial também ficar atento ao valor do frete, que geralmente não está incluso na oferta. Dependendo do valor, pode ser que o desconto não compense por conta do frete para a sua região.
Compre em lojas confiáveis
É importante verificar se a loja possui dados blindados. Quando fornecer seus dados pessoais, fique atento ao desenho de um cadeado que aparece no canto esquerdo do local onde você digita o nome do site, e verifique se o endereço começa com https://. Outra dica importante é verificar o nome da loja em sites de reclamações ou até mesmo em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. No Zoom, por exemplo, as lojas passam por uma rigorosa curadoria para garantir que são confiáveis.
Conheça seus direitos ao realizar qualquer tipo de compra
A lei permite que você se arrependa da compra e o consumidor tem o prazo de sete dias, contados a partir do recebimento do produto, para devolvê-lo. Nesse caso, o arrependimento não precisa estar relacionado ao funcionamento do produto. Essa devolução garante o ressarcimento imediato do valor atualizado do pedido, incluindo os custos com frete. O Decreto 7962/13 orienta os lojistas a mostrarem de forma clara e visível, quais os meios de comunicação disponíveis para o consumidor exercer seu direito de arrependimento.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.