book_icon

MediaTek lança chipset Helio P70, com recursos avançados para inteligência artificial

Nova versão traz upgrade de CPU & GPU, alta performance, melhores recursos de câmera e conectividade avançada; melhoria em IA chega a 30%

São Paulo, 24 de outubro de 2018 – A MediaTek lançou hoje o SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) para smartphones Helio P70, que combina um engine aprimorado de inteligência artificial com CPU e GPU mais poderosas, permitindo melhor desempenho no processamento de aplicações de IA. O novo chip da MediaTek também traz o upgrade do sistema de imagem, melhorias na performance nos games e avançados recursos de conectividade.

Esse lançamento segue o anúncio mundial do Helio P60, realizado no começo deste ano, e se baseia em recursos essenciais para equipar o chamado mercado de “New Premium”, que são smartphones completos em matéria de recursos, mas que oferecem preços acessíveis.
Desenvolvido com a tecnologia de produção de 12nm FinFEt, o Helio P70 exibe uma APU multi-core que opera até 525 MHz, para processamento rápido e eficiente de aplicações de inteligência artificial. Além disso, para maximizar a performance nessa área, o chipset inclui quatro processadores Arm Cortex-A73 de 2,1 GHz e quatro chips Arm Cortex-A53 de 2,0 GHz, em uma configuração octa-core big.LITTLE. E para turbinar ainda mais seu desempenho, traz uma GUP Arm Mali-G72 MP3 que opera a até 900 MHz, o que oferece uma melhoria de performance de 13%, quando comparada à versão anterior, o P60.

“Com um engine aprimorado de Inteligência Artificial, que trabalha perfeitamente com a CPU e a GPU, o Helio P70 entrega uma performance muito melhor para aplicações de inteligência artificial, ao mesmo tempo que é altamente eficiente no controle do consumo”, destaca TL Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek. “O lançamento do Helio P70 reforça o compromisso da empresa em oferecer suporte aos smartphones, com recursos high-end e tecnologia avançada para o mercado de volume”, completa.

Engine avançado de Inteligência Artificial
O sistema aprimorado do Helio P70 oferece uma melhoria de processamento em IA que chega a 30%, quando comparado à versão anterior. Isso significa que ele pode suportar aplicações de inteligência artificial mais complexas, como o reconhecimento humano em tempo real, além de encoding de vídeo com base em IA. O encoder de vídeo da MediaTek para IA aprimora a qualidade das chamadas de vídeo mesmo quando a largura de banda da conexão é limitada. Esse recurso pode ser utilizado para chamadas de vídeos de softwares como Skype e Facebook, além de transmissões ao vivo pelo YouTube.

O Helio P70 utiliza a plataforma NeuroPilot, abrangente ecossistema de hardware e software da MediaTek para o suporte à inteligência artificial. Ela trabalha com frameworks populares, como
TensorFlow, TF Lite, Caffe, Caffe2 e ofertas customizadas de terceiros.

Experiência de jogos mais realista
As melhorias da GPU do Helio P70 também permitem uma melhor experiência geral nos games.
Ela é otimizada para reduzir o atraso na taxa de frame e para aprimorar a latência para controles por toque e para exibir gráficos para uma experiência de jogo fluida e suave.

Recursos de câmera de alta performance
O novo chipset suporta uma variedade de experiências de foto e vídeo com recursos de inteligência artificial, incluindo embelezamento em tempo real, detecção de cena e recursos de realidade artificial. Também traz um aprimorado sistema detecção facial com até 90% de precisão. Com suporte para câmera single de 32MP ou 24+16 MP dual câmera, o chipset oferece aos fabricantes maior flexibilidade de design. Seus três ISPs permitem reduzir o consumo em 18%, em relação às configurações de câmera dupla na geração Helio anterior.

Conectividade
O Helio P70 vem com um modem 4G LTE e oferece performance de 300MBit/s para download. O suporte a Dual 4G VoLTE promove uma experiência de usuário avançada com dois diferentes SIMs para chamadas de alta qualidade. E inclui tecnologia de antena inteligente, que automaticamente seleciona a melhor combinação de antena para manter a qualidade de sinal.

O Helio P70 já está sendo produzido em larga escala e deve estar disponível para os smartphones em novembro deste ano.

Sobre a MediaTek
A MediaTek Incorporated é uma fabricante global de semicondutores com produção terceirizada (fabless). Seus chips equipam mais de 1,5 bilhão de produtos conectados ao ano. Somos um dos líderes de mercado no desenvolvimento de inovadores SoCs (systems-on-chip) altamente integrados e energeticamente eficientes para dispositivos móveis, entretenimento doméstico, conectividade e Internet das Coisas. Nossa dedicação à inovação tem nos posicionado como referencial no mercado em várias áreas da tecnologia, incluindo tecnologias móveis altamente eficientes na economia de energia e soluções avançadas para multimídia, em toda uma gama de produtos, como smartphones, tablets, TV digital, OTT boxes, wearables e soluções automotivas. A MediaTek capacita e inspira pessoas a expandir seus horizontes e atingir suas metas com maior facilidade, por meio do uso de tecnologias inteligentes. Chamamos esse conceito de Everyday Genius e ele guia tudo o que fazemos. Visite www.mediatek.com para mais informações.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.