Após implementação da ferramenta, taxa de aprovação dos pedidos passou de 85% para mais de 96,5%
Muitas lojas virtuais investem pesado em diversos recursos que possibilitem o aumento de vendas e faturamento. Mas há um fator que muitas vezes é desprezado por profissionais do setor e pode melhorar consideravelmente estes números: um antifraude. Foi assim que a Barba de Respeito, um dos maiores e-commerces da América Latina de cosméticos masculinos, aumentou em 11% a conversão nas vendas on-line.
“Utilizávamos um intermediador de pagamentos que se responsabilizava financeiramente pelo prejuízo de fraudes e chargebacks, mas a taxa de aprovação dos pedidos no cartão de crédito raramente superava 85%. Ao escalarmos nossa solução para pagamentos, tivemos que contratar um antifraude à parte. Com a Konduto, mais de 96,5% das compras são aprovadas, e este número é muito bom. Quem lida com e-commerce sabe o custo para levar um possível cliente para seu site e ainda fazê-lo converter. Imagine que perdíamos 15 clientes em potencial de cada 100 que tentavam comprar quando entrava no site”, explica Magno Pereira, um dos fundadores da Barba de Respeito.
Este resultado reforça que uma solução antifraude para um e-commerce não deve se limitar a apenas barrar transações suspeitas e evitar prejuízos relacionados a compras ilegítimas. A ferramenta, quando bem utilizada, tem um papel estratégico capaz de otimizar a conversão de pagamentos, aprovando o máximo possível de pedidos diante do menor risco.
Segundo estudos da Konduto, a taxa de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro varia historicamente entre 3 e 4%. Por isso, a empresa acreditava que poderia melhorar consideravelmente o resultado financeiro da Barba de Respeito, pois muitos dos pedidos que estavam sendo barrados eram, na verdade, feitos por clientes legítimos. A prova disso é que, atualmente, a taxa de fraudes da loja é de 0,19% – muito abaixo da média do mercado, de 0,8%.
“Não é muito estratégico você dizer orgulhoso que possui 0% de fraude se, por outro lado, está deixando uma grande parcela de clientes sem conseguir comprar de você. O case com a Barba de Respeito é um exemplo claro de como um sistema antifraude deve agir: como um fornecedor estratégico para quem vende on-line. Conseguimos entregar um aumento de conversão substancial, impactando positivamente no faturamento e na experiência do consumidor”, complementa Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.
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