book_icon

A importância da comunicação e do marketing para as PMEs

A área de comunicação e marketing sempre foi vista como um investimento alto e fora da realidade para a maioria das pequenas e médias empresas, que contam com baixo orçamento e muito custo para manter sua infraestrutura funcionando. Segundo uma pesquisa do Sebrae, no estado de São Paulo, a taxa de sobrevivência dessas empresas é de 76,3%, mas – em contrapartida – as principais dificuldades encontradas ainda são ‘controle financeiro’, ‘propaganda e marketing’, ‘melhoria na qualidade do produto/serviço’, ‘atendimento ao cliente’ e ‘uso de redes sociais’, respectivamente.

Essas dificuldades são consideradas “comuns” dentro de empresas PMEs, exatamente porque os empresários buscam suprir essas demandas eles mesmos ao invés de buscar o auxílio de um profissional especializado. É claro que quando falamos em contratar novos serviços, estamos falando no aumento dos custos do negócio. Sendo assim, surge uma pergunta importante: ‘será que é mesmo um custo a mais ou devemos ver como um investimento?’. Em certos momentos, o empresário precisa saber priorizar demandas, montar uma planilha de controle financeiro e enxergá-las como um investimento, e a comunicação e o marketing são duas delas, assim como o uso das redes sociais – que é indispensável também em meio a concorrência. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?

A comunicação e o marketing são áreas de conhecimento, que lidam com a divulgação da marca, de seus produtos e serviços, bem como da sua essência e valores. Em outras palavras, é por meio delas que o público conhecerá a sua empresa, descobrindo características que a tornem uma opção no momento da compra. Afinal, não é a toa que as grandes empresas não abrem mão dessas áreas. Elas precisam estar ali para serem lembradas, expôr o seu catálogo para seu público-alvo com frequência, exatamente para não perder espaço e oportunidades no mercado.

O mais importante ao desenvolver um plano de marketing é a adaptação dos conceitos e ferramentas para a realidade da empresa. Iniciamos recentemente um projeto com uma agência de turismo, que faziam um trabalho muito básico nas redes sociais, com fotos em baixa resolução, legendas sem muito sentido e, por isso, quase não convertiam vendas. Observando a principal necessidade da empresa, oferecemos um pacote de Gestão de Redes Sociais, criamos um layout padrão para as postagens e legendas, valorizando cada serviço oferecido com um link direcionado para o momento da compra. Além disso, desenvolvemos campanhas segmentadas para essas postagens no Facebook e Instagram, exatamente para aumentar seu alcance.

Destacando a ação acima em números, tivemos um aumento de 100% em impressões, alcance, envolvimento com a publicação e cliques em links, no Facebook, em apenas um mês de trabalho. No Instagram tivemos um aumento de mais de 30% em curtidas e engajamento, no mesmo período. Por isso, reforço sempre a importância de ter uma equipe qualificada cuidando do digital das empresas, para que leve sempre os melhores resultados.

Então, quanto investir? Você sabia que existe agência especializada em comunicação e marketing para PMEs, com valores mais em conta e com opções de pacotes conforme a necessidade de cada negócio? São opções que vão desde a criação de sites e o desenvolvimento da identidade visual, até o digital – que inclui Google Adwords e Marketing de Conteúdo, por exemplo. Além disso, são agências comprometidas, que contam com uma equipe de profissionais altamente qualificados, exatamente para auxiliar no aumento as vendas/conversão de clientes e transformar a comunicação da marca. É claro que deixo a dica de pesquisar e saber quem está contratando, afinal, isso não vale apenas para os negócios, mas para tudo na vida.

* Allan Abranches é Head da 3hree Comunicação – agência de publicidade full-service

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.