book_icon

ilegra lança solução para empresas entregarem com mais velocidade as melhorias e inovações em serviços

100% customizável, o ilegra Container Platform Services, ajuda os clientes a criar uma plataforma de containers que aumenta a produtividade dos times de desenvolvedores

Segundo levantamento do Gartner, até 2020, mais de 50% das empresas globais executarão aplicativos em contêineres – que permite a execução de processos isolados em um mesmo sistema. Hoje, apenas 20% das companhias trabalham nesse formato. De olho nessa necessidade, a ilegra, empresa global de tecnologia e negócios, lança o ilegra Container Platform Services. A linha de serviços especializada auxilia os desenvolvedores a criarem melhores produtos e serviços, com mais velocidade, trazendo para a companhia mais agilidade para gerar valor para os clientes e maior competitividade para o negócio.

Com foco em médias e grandes empresas que trabalham com produtos B2C, o ilegra Container Platform Services traz uma abordagem customizada e flexível para a implantação de uma plataforma self-services para aplicações que rodam em contêineres. Nessa arquitetura, as novas funcionalidades de negócio podem ser liberadas com maior frequência, justamente pelo desacoplamento dos componentes da arquitetura, de forma isolada, com suas fontes de dados, independentes. Times de DevOps entregam seus melhores resultados a partir da solução.

“Em um mercado altamente competitivo, aumenta a pressão por velocidade nas entregas de melhorias e inovações. Dentro desse contexto, muitas vezes a TI acaba negligenciando requisitos não funcionais que são importante para sustentabilidade das soluções”, afirma Gediel Luchetta, Head de Tecnologia na ilegra. “É nesse cenário que trazemos o ilegra Container Platform Services, uma linha de serviço especializada, que ajuda o cliente a criar uma plataforma utilizando-se das principais tecnologias de orquestração de containers do mercado, permitindo aos times de desenvolvimento trabalharem com agilidade, permanecendo desacoplados uns dos outros. Essa prática cria um modelo sustentável, quebrando silos e agilizando o desenvolvimento, liberação e operação de aplicações”, conclui Luchetta.

A forma da ilegra construir a solução, ágil e colaborativa, produz uma plataforma adaptada às necessidades de cada negócio e ao jeito de trabalhar dos times, acelerando o ciclo de inovação nas empresas. O serviço é 100% customizável e roda em qualquer provedor de cloud ou até mesmo em ambiente bare metal ou virtualizado em seu data center on-premise. Dentre as tecnologias utilizadas pela ilegra para o desenvolvimento da solução está o Kubernetes, o principal orquestrador de contêineres do mundo. Centenas de contêineres podem ser executados em apenas um servidor, gerando uma otimização que pode reduzir os custos operacionais.

Diversos são os setores que podem se beneficiar com a solução, companhias que precisam de um processo de melhoria e inovação constante e veloz em seus serviços. As empresas RBS, Apisul, Banco Topazio, Agibank e Unicred são exemplos de clientes que evoluíram seu modelo de desenvolvimento de software através desse serviço especializado da ilegra.

Benefícios da utilização de plataforma de containers:

Run Anywhere: os contêineres podem ser executados virtualmente em qualquer lugar, facilitando o desenvolvimento e a implantação nos sistemas operacionais Linux, Windows e Mac; em máquinas virtuais ou bare metal; na máquina de um desenvolvedor ou em data centers local; e, claro, na nuvem pública;

Isolamento: os contêineres virtualizam recursos de CPU, memória, armazenamento e rede no nível do sistema operacional, fornecendo aos desenvolvedores uma visão em área restrita do sistema operacional, logicamente isolada de outros aplicativos;

Perfeitos para MSA: permite verificar a integridade de cada contêiner, limitar cada serviço a recursos específicos e iniciá-los e interrompê-los, independentemente um do outro;
– Modelo de auto-atendimento ágil e coeso: o time de operações que gerencia a plataforma pode facilmente abstrair requisitos e fornecê-los no modelo self-service para os times de desenvolvimento. Este modelo de auto-atendimento permite que os times de desenvolvimento trabalhem com agilidade e coesivamente, permanecendo desacoplados uns dos outros;
– Flexibilidade sem abrir mão de governança: a plataforma permite manter a governança e cria a base para uma infraestrutura escalável e com segurança em arquiteturas distribuídas de software.

Orquestrador de containers Kubernetes:

O Kubernetes são utilizados quando as aplicações em containers começam a ganhar escala e é preciso uma ferramenta para automatizar o processo de gerenciamento dessas atividades, uma vez que comum encontrar ambientes com centenas e até milhares de containers rodando simultaneamente em cluster. Dentre os principais benefícios desta tecnologia estão:

Velocidade;

Imutabilidade;
Configuração Declarativa;
Self Healing (auto recovery);

Escalabilidade;

Balanceamento de Carga;

Service Discovery.

Sobre a ilegra

A ilegra é uma empresa global de negócios e tecnologia, que traz a proposta de oxigenar os negócios e tangibilizar produtos e serviços focados no cliente. Com 16 anos de existência, a empresa é parceira estratégica da AWS (Amazon) e Google, e busca trazer agilidade para estratégias digitais e auxiliar na preparação das companhias para a realidade de um mercado inquieto. No portfólio de clientes estão grandes companhias, como Cielo, Agiplan, Orizon, John Deere, Embraco, Whirlpool, Unicred, Bradesco, Thomson Reuters e Thyssen Krupp Elevadores.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.