book_icon

Conheça os segredos de uma empresa de TI que está há 8 anos no ranking das melhores para se trabalhar

Conheça os segredos de uma empresa de TI que está há 8 anos no ranking das melhores para se trabalhar

CINQ Technologies foi eleita uma das Melhores Empresas para se Trabalhar na categoria TI e conta quais os principais pontos de atenção com o ambiente de trabalho e assim permanecer por 8 anos consecutivos no ranking

Quando o assunto é promover um ambiente de trabalho motivador, muitas ideias modernas como ter vídeo-games, puffs ou escorregadores à disposição dos colaboradores podem passar pela cabeça das pessoas menos atentas sobre os reais motivos para uma organização se tornar um Great Place to Work. Muito além dessa visão simplista, o Instituto GPTW há alguns anos promove pesquisas com pessoas do mundo inteiro para encontrar os princípios para as empresas se tornarem um verdadeiro Great Place to Work (https://bit.ly/2yrenpl).

Dentre os 10 princípios apontados pelo GPTW, a CINQ Technologies elegeu três pontos principais de atenção que podem ser observados no seu ambiente para a manter no ranking do setor de tecnologia por 8 anos consecutivos: 1. Como inspiramos; 2. Como desenvolvemos as pessoas; 3. Como promovemos o equilíbrio vida pessoal x profissional.

Como inspiramos nossos colaboradores?

A CINQ inspira seus colaboradores por meio de projetos desafiadores e de inovação nos âmbitos nacional e internacional. A empresa fundamenta sua cultura organizacional em ser uma empresa de software de grande valor e admirada pela qualidade, inovação, arquitetura da solução, competitividade e conhecimento de seu time. Para difundir essa visão, valorizar e inspirar o trabalho de seu colaborador, a companhia promove a sua paixão por tecnologia; apoia os projetos dos colaboradores; e busca cada vez mais a presença internacional.

Como desenvolvemos as pessoas?

A CINQ forma seu time de trabalho por meio de capacitações como os CINQ TECH Bootcamps (treinamentos hands on voltados para temas estratégicos) e CINQ TECH Shares (compartilhamentos de novos aprendizados técnicos e de soft skills pelos próprios colaboradores em um formato de curta duração); proximidade com os líderes e política portas abertas com relação aos diretores. O incentivo ao aprendizado e autodesenvolvimento está presente em programas que permitem a pessoa dedicar algumas horas do mês para estudo. Também contamos com um processo de estágio anual e alinhado com o programa de Mentores que acompanha cada estagiário que ingressa na empresa.

Como promovemos o equilíbrio vida pessoal x profissional?

A CINQ promove o equilíbrio vida pessoal x profissional por meio de flexibilidade de horários, foco nas tarefas e resultado, muito além de regras e padrões. Sempre em sintonia com os líderes, projetos e clientes, os colaboradores são capazes de adaptar horários e local de trabalho, em alguns casos são aplicados home office. Valorizamos as entregas e o resultado do projeto, e buscamos por meio de gestão e equipes ágeis que as pessoas compreendam como fazem parte do resultado, sem que para isso precisem comprometer seus compromissos pessoais.

Neste sentido de qualidade de vida no trabalho, a empresa global de TI, CINQ Technologies, também levantou junto aos seus colaboradores, por meio de uma consultoria externa, os principais motivos pelos quais a companhia é considerada um ótimo lugar para se trabalhar e traz os segredos a seguir.
No que tange ao tema atração, ou seja, aos principais motivos para vinda dos colaboradores para CINQ, tem-se:

1. Cultura organizacional;
2. Projetos/Desafios nacionais e internacionais com contatos frequentes com clientes de outras culturas, bem como viagens para outros países;
3. Flexibilidade de horários.

Ou seja, o segredo da atração consiste em trazer colaboradores aderentes à cultura organizacional da companhia, que sejam tech lovers, bons aprendizes e que gostem de novos desafios.

No que diz respeito à satisfação dos colaboradores (retenção), observa-se:

1. Proximidade do líder;
2. Autenticidade dos colaboradores e Ambiente agradável (em que as pessoas são elas mesmas);
3. Solidez da marca.

Assim, para manter as pessoas satisfeitas é intrínseco contar com líderes inspiradores, ter uma marca de confiança e ambiente de coopetição em que as pessoas cooperam umas com as outras.

A CINQ também se reinventa continuamente por meio de três pilares que movem o Time CINQ: Explore (Explorar), Learn (Aprender) e Develop (Desenvolver) e, a partir desse alicerce, criou o Programa CINQ TECH, que visa à aceleração do aprendizado tecnológico: https://www.cinq.com.br/multinacional-de-desenvolvimento-de-software-curitibana-lanca-o-programa-cinq-tech/.

De acordo com Wagner Balabuch, Gerente de Projetos e Agile Coach, da CINQ (https://www.linkedin.com/in/wagner-balabuch/):
“Os profissionais da CINQ são bastante sociáveis e se empenham em manter um ambiente ao mesmo tempo profissional e descontraído. Os projetos são desafiadores e diversificados, incluindo projetos para o setor aéreo, férreo, saúde, hipotecas etc. Sempre tem alguma novidade e não há espaço para monotonia. O auxílio estudo e reembolso de certificação são muito bons também, especialmente para quem é mais nerd.”

Também foi possível identificar junto ao Time CINQ os principais valores que a tornam uma ótima empresa para se trabalhar, os quais são: Orgulho, senso de Pertencimento, Desafios, Ambiente agradável e Reconhecimento.

O Instituto Great Place to Work (GPTW) é uma autoridade global no mundo do trabalho, que rankeia as melhores empresas para trabalhar a partir de cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem, sob o ponto de vista do funcionário. A CINQ Technologies foi umas das empresas homenageada durante esse evento de premiação, que aconteceu no IT Forum Expo (Transamérica Expo Center em São Paulo), na categoria TI, entre as empresas de médio porte.

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.