book_icon

Furukawa também tem novidades para data centers no Futurecom 2018

Novas tecnologias para data centers estão entre os destaques da Furukawa no Futurecom 2018, que acontece em São Paulo, entre os dias 15 e 18 de outubro. O objetivo é dar suporte ao crescimento acelerado da demanda por capacidade e velocidade de transmissão de dados, um desafio cada vez maior para os data centers – tanto corporativos (enterprise) como hyperscale (instalações gigantes com milhares de servidores).

Uma das novidades da Furukawa nessa área é a fibra óptica multimodo categoria OM5, que tem como diferencial uma nova forma de transmissão que permite ampliar a capacidade e, ao mesmo tempo, reduzir a infraestrutura dos data centers. Esse recurso é propiciado pela tecnologia SWDM (Shortwave Wavelength Division Multiplexing), que viabiliza o uso de até quatro comprimentos de onda em um único canal óptico multimodo. “O conceito é equivalente ao do DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) para fibras ópticas monomodo”, explica o engenheiro Luiz Henrique Zimmermann Felchner, gerente de aplicações da Furukawa. Segundo ele, além de reduzir a infraestrutura dos data centers, a fibra OM5 viabiliza a utilização de equipamentos para aplicações de 200 Gbps e 400 Gbps, que deverão estar disponíveis em breve no mercado.

Durante o Furukawa Summit, realizado em setembro na Bahia, a nova fibra óptica foi utilizada em uma demonstração de transmissão real a 100 Gbps, com quatro comprimentos de onda por fibra, simulando uma situação de tráfego pesado, com a maior capacidade possível. “O resultado foi muito bom, com taxa zero de erro de bit (bit error rate)”, afirma o engenheiro da Furukawa.

Para a interconexão entre data centers e o segmento hyperscale, a empresa apresenta cabos ópticos de ultra alta capacidade (UHCF), que podem conter milhares de fibras mantendo o mesmo diâmetro, além de armários, gabinetes e acessórios adequados a instalações que podem ultrapassar 5 mil fibras.

Outra novidade da Furukawa é a solução DataWave, destinada ao gerenciamento de data centers. Baseada no conceito de automação do gerenciamento da infraestrutura (AIM, do inglês Automated Infrastructure Management), a solução realiza o monitoramento das conexões físicas, de modo a identificar rapidamente a posição de portas e a oferecer maior confiabilidade e organização da documentação de conexões. Oferece também agilidade na operação e gestão da infraestrutura, reduzindo significativamente o risco de interrupções no serviço e otimizando o uso dos recursos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.