book_icon

Blockchain: de games a mercado financeiro

Conheça as diferentes possibilidades de aplicação da tecnologia; Webinar ensinará aos participantes os fundamentos básicos do blockchain
Blockchain: de games a mercado financeiro

O blockchain é um conceito que ainda tem muito a ensinar, até mesmo por profissionais que já atuam com esse cenário. A tecnologia, que pode ser definida por um histórico público, distribuído e sincronizado de todas as transações, resulta em maior segurança das operações realizadas através deles.

A segurança de dados digitais no uso do blockchain é um dos fatores que demandam a incorporação dessa técnica nas mais diferentes áreas de atuação

Segundo um relatório da PwC, publicado recentemente, 84% dos 600 executivos pesquisados estão “ativamente envolvidos” com blockchain. A segurança de dados digitais no uso do blockchain é um dos fatores que demandam a incorporação dessa técnica nas mais diferentes áreas de atuação. Além do uso por órgãos governamentais, setores como energia, direito, logística, seguros, política e agronegócio já realizam inovações utilizando blockchain.

Para Felipe Santos, head de educação da Mosaico University, a tecnologia poderia ser um conceito muito mais disseminado. “O objetivo da Mosaico University, como centro de estudo e pesquisa, é preparar líderes, empresas e universitários para as mudanças que a tecnologia blockchain causará em seus respectivos setores. Oferecendo conteúdos, interações e discussões de alto nível sobre o real potencial desta tecnologia, além de suas aplicações e formas de atuação nos diferentes negócios”, explica.

Diversos outros segmentos de negócios podem se beneficiar com a aplicação desse conceito em suas realidades de mercado. Seguem alguns exemplos de possíveis aplicações do blockchain:

Mídia e Entretenimento

Com o blockchain é possível registrar as criações realizadas pelos artistas, independentemente, de quantas impressões de suas obras tenham sido criadas em versão digital. Permitindo assim que, músicas, patentes, obras de arte e outros itens possam facilmente ser rastreados na internet e terem suas autorias reivindicadas.

Além disso, é possível criar players de música e vídeo descentralizados, novos modelos de monetização e curadoria de conteúdo por meio de incentivos.

Mercado Financeiro

O blockchain permite ao mercado financeiro realizar a transferência de valores para qualquer lugar do mundo através de uma tecnologia que permite armazenar informações de forma altamente segura. Outros fatores como agilidade nas transações e remessas internacionais, novos meios de pagamento, colaboração entre bancos, tokenização e criptoativos são muito utilizados.

Saúde

Informações privadas, registro de históricos de saúde e procedimentos podem ser armazenados e compartilhados de forma segura por hospitais, clínicas e prestadores de serviços, sem que informações sejam perdidas ou acessadas de forma indevida.

Educação

Com o uso da tecnologia blockchain é possível emitir diplomas infraudáveis, armazenar registros de reputação dos professores, aumentar a dinâmica dos setores e evoluir nos processos burocráticos. Como no exemplo de patentes, torna-se possível rastrear e assegurar o registro da autoria de trabalhos de conclusão de curso, monografias, teses de doutorado e mestrado, assim como registros educacionais com notas dos alunos, que contarão com a garantia de que não há possibilidade de modificações em suas estruturas.

Games

O Blockchain já é utilizado no mercado de games em plataformas que permitem a desenvolvedores adicionarem produtos aos seus jogos, graças ao registro público das informações, e também permite o pagamento de prêmios em dinheiro de forma segura. Além dessas aplicações, é possível a criação de tokens infungíveis – que tem como característica a exclusividade – transferidos via blockchain, propriedade sob colecionáveis do mundo virtual e os novos mercados de negociação de itens raros dos games.

Quer aprender o que é Blockchain?

A Mosaico University, em parceria com a Blockchain Academy, fará um webinar gratuito no dia 17, às 19h, com o objetivo de ensinar o que é blockchain e como ele pode transformar os mais variados segmentos de negócios.

Com a participação dos instrutores Felipe Santos (Mosaico University) e Rosine Kadamani (Blockchain Academy), os participantes conhecerão os fundamentos básicos do Blockchain e como ele pode ser aplicado em diversas áreas, serão apresentados diversos cases atuais.

Inscreva-se pelo link e concorra à uma vaga para participar do curso online Blockchain e DLTs: o seu negócio preparado para o futuro, que contará com a participação de profissionais do mercado nacional e internacional de blockchain, com início previsto para 29 de outubro. Saiba mais aqui.

Mosaico University

Centro de estudo e pesquisa idealizado com o propósito de preparar líderes, empresas e universitários para as mudanças que a tecnologia blockchain causará em seus respectivos setores, a Mosaico University foi criada, em 2018, pela Mosaico Digital Assets, empresa especializada na construção e investimentos em empresas de blockchain e ativos digitais, que tem como objetivo de reduzir significativamente o ciclo de desenvolvimento das novas ventures, ao mesmo tempo em que aumenta as chances de sucesso, fornecendo infraestrutura, expertise e acesso a capital.

Blockchain Academy

Projeto educativo focado no desenvolvimento e formação de um ecossistema inovador de empreendedores, novos modelos de negócios e iniciativas utilizando infraestruturas Blockchain e DLTs. Teve seu início no Brasil em outubro de 2016 e é composto por profissionais experientes em suas respectivas áreas de atuação – Desenvolvedores, Advogados, Economistas, Business e Inovação.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.