book_icon

Fujitsu oferece tecnologias que transformam a área de educação

A empresa cria ambientes de aprendizagem de ponta baseados em Tecnologias da Informação e Comunicação para crianças ao redor do mundo

São Paulo, outubro de 2018 – A Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), reconhecida por apresentar iniciativas que transformam os setores por meio da inovação, reforça seu posicionamento para o setor de educação ao distribuir suas soluções para escolas japonesas ao redor do mundo. Atualmente, existem 89 escolas para japoneses fora do Japão e os benefícios de desenvolver um ambiente educacional de ponta incluem desde a melhora na qualidade das aulas até a otimização na produtividade e integração dos alunos.

Uma dessas ações da Fujitsu acontece na Tailândia, em parceria com a Marubeni Software & Technology (MSTT). No projeto, as empresas foram selecionadas pela Thai Japanese Association School Board, que tem como meta criar cidadãos globais por meio da educação. Juntas, as companhias desenvolverão uma plataforma educacional para atender alunos japoneses no país de duas instituições: a Thai Japanese Association School e Thai Japanese Association School Sriracha.

A iniciativa irá distribuir tablets da Fujitsu, do modelo ARROWS Tab Q507, e uma solução de sistema de informação de aprendizagem denominada “Chietama”, que permite aos professores e alunos compartilhar materiais didáticos e ideias em tempo real no ambiente de sala de aula. Quando implementadas, essas tecnologias viabilizam uma comunicação bidirecional. Como resultado, ocorre um aprendizado ativo onde estudantes e docentes compartilham conteúdo e otimizam a produtividade na aula.

De acordo com Nilton Cruz, diretor de Transformação Digital da Fujitsu para o Brasil, inciativas como essa permitem o acompanhamento escolar de maneira mais próxima e personalizada: “O apoio em soluções que desenvolvem o ensino já é uma realidade que deve ser considerada, não de uma forma disruptiva, mas complementar. Uma vez que a evolução e as notas de cada aluno podem ser avaliadas em tempo real, as crianças recebem uma atenção personalizada para seus desafios e habilidades”, finaliza.

Dividida em etapas, as operações devem iniciar atendendo o ensino médio da instituição Sriracha e, posteriormente a ideia é ampliar para o ensino fundamental de ambas as escolas. Além de abranger o ensino médio da escola Thai Japanese Association Sriracha, as organizações planejam, inclusive, implementar este sistema para o Thai Japanese Association em Bangkok durante o ano fiscal de 2018.

Outras ações

Outra ação para o ambiente escolar acontece na Alemanha, na Japanese International School Munich. A Fujitsu oferece o PalmSecure, tecnologia biométrica por meio do mapeamento das veias das palmas das mãos para automatizar o acesso à departamentos e instalações da escola, como a academia e a sala de música. A solução garante controle de acesso físico seguro com base na autenticação biométrica sem exigir a presença de funcionários.

De acordo com Miki Saito, Gerente de Administração da Japanese International School Munich, a solução da Fujitsu permite que processos dentro da escola sejam otimizados: “Com o PalmSecure, temos uma solução biométrica segura para controle no acesso das pessoas. Assim, otimizamos processos organizacionais para a admissão de pais e clubes fora do horário escolar regular”. Graças à solução, áreas da escola como ginásio, a sala de música e outras salas de aula acessíveis a grupos externos (como clubes), podem ser acessadas mesmo fora do horário de aula de forma segura.

Benefícios

Além da segurança, a inserção das tecnologias em processos educacionais traz outros benefícios tanto para as instituições, quanto para os professores e alunos. São elas:

1. Incentivo da aprendizagem – As tecnologias oferecem comunicação bidirecional. No projeto da Tailândia, por exemplo, os professores já conseguem enviar materiais para os tablets dos alunos. Ao mesmo tempo, os alunos podem usar seus dispositivos para exibir seus insights e ideias em um projetor ou quadro eletrônico, tornando as aulas mais interativas.

2. Otimização de aulas e agilidade nas entregas – Todos os materiais didáticos e insights apresentados pelos alunos são armazenados no servidor Chietama, o que permite aos professores pesquisar e compartilhar um com o outro. Mesmo em escolas japonesas fora do Japão, onde professores e alunos frequentemente entram e saem, esse sistema pode ajudar a melhorar a qualidade das aulas, já que os professores podem lidar com situações anteriores e preparar lições e trabalhos que reflitam as inclinações e respostas de cada estudante.

3. Aprendizado à distância – No futuro, ao incorporar o sistema de ensino a distância, sistemas poderão se conectar com instituições educacionais ao redor do mundo e fornecer lições bidirecionais em tempo real para melhorar o suporte ao ensino, de qualquer lugar.

Sobre a Fujitsu EMEIA
A Fujitsu promove uma Sociedade Inteligente Centrada no Homem, em que a inovação é impulsionada pela integração de pessoas, informação e infraestrutura. Na região da Europa, Oriente Médio, Índia e África (EMEIA), nossa força de trabalho de 28.000 pessoas está comprometida com a co-criação digital, combinando expertise empresarial com tecnologia digital e criando novo valor com parceiros e clientes do ecossistema. Nós permitimos que nossos clientes se transformem digitalmente com serviços de tecnologia conectados, focados em Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e a Nuvem – tudo apoiado pela Segurança. Para mais informações, visite http://www.fujitsu.com/fts/about/

Sobre a Fujitsu
A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia. Aproximadamente 140.000 colaboradores da Fujitsu oferecem suporte a clientes em mais de 100 países. Utilizamos nossa experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com nossos clientes. A Fujitsu Limited (TSE: 6702) informou receitas consolidadas de 4,1 trilhões de ienes (US $ 39 bilhões) para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2018. Para obter mais informações, consulte o site da Fujitsu.

Informações para imprensa Fujitsu do Brasil:
RMA Comunicação
Aline Vieira | [email protected] | Tel.: (11) 2244-5920
Isadora Veloso l [email protected] l Tel. (11) 2244- 5908
Adriana Leme | [email protected] | Tel.: (11) 2244-5934

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.