book_icon

ABRINT orienta provedores sobre “key rollover” para evitar transtornos de internet nesta quinta (11)

Provedores que não atualizarem seus sistemas podem sofrer instabilidade por conta da atualização global nos certificados de critptografia; processo de adaptação é rápido e simples

A ABRINT (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações) orienta os provedores de internet que utilizam o sistema DNSSEC (Domain Name System Security Extensions) sobre a importância de atualizarem seus servidores para evitarem transtornos nesta quinta-feira (11 de outubro). Nesta data acontece o “key rollover”, ou seja, a mudança do certificado raiz que serve de base para a criptografia da navegação da internet.

“A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) definiu 11 de outubro como a data para atualizar o certificado, o que é conhecido como ‘key rollover’. É uma questão muito simples, os usuários do sistema DNSSEC devem apenas atualizar a chave, reiniciando servidores. Isso é um processo rápido, mas quem não fizer pode passar por problemas e é possível que a internet de seus clientes passe por breves instabilidades”, explica Basílio Perez, presidente da ABRINT.

Perez ressalta a importância da atualização, mas reforça que a solução para eventuais problemas é simples. “Explicando de forma superficial: a linguagem criptográfica do sistema DNSSEC mudará e por isso é necessário reiniciá-lo. A internet pode cair se algum provedor não se preparar, mas, caso isso aconteça, basta fazer a atualização. Estamos comunicando nossos associados”, complementa.

A ICANN, entidade mundial que atua sobre normas de internet, produziu um guia (https://www.icann.org/en/system/files/files/ksk-rollover-expect-17sep18-en.pdf) com detalhes a respeito do key rollover.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.