book_icon

Nove dicas para otimizar negócios na era da Gestão de Fornecedores 4.0

Comunidades digitais de negócios, aliadas a ferramentas com foco na análise consistente e contínua da saúde financeira de parceiros de suprimentos e serviços das empresas, podem contribuir para o crescimento sustentável e seguro desse relacionamento
Nove dicas para otimizar negócios na era da Gestão de Fornecedores 4.0

Impulsionada pela conectividade e pela inteligência da informação, a Gestão de Fornecedores 4.0 tem conquistado papel decisivo como influenciadora do sucesso – e do futuro – das organizações e de seus parceiros de atividades e negócios.

“Aliadas a esse ambiente voltado à otimização da gestão de compras, plataformas integradas facilitam o acesso unificado a dados atualizados, confiáveis e precisos”, Glaucia Ximenes

Com o objetivo de destacar práticas que contribuam para o fortalecimento e a sustentabilidade desse relacionamento, a Serasa Experian organizou 9 dicas para compradores e fornecedores sobre as vantagens que uma adesão à comunidade virtual de negócios pode oferecer.

No pano de fundo das transformações dos processos de compras, ganham espaço as soluções tecnológicas que fundamentam esse conceito, em que diferentes empresas compartilham em um único portal suas redes de fornecedores, o que proporcionará novas interações e beneficiará também outros compradores e todos os parceiros que participam desse espaço online.

“Aliadas a esse ambiente voltado à otimização da gestão de compras, plataformas integradas facilitam o acesso unificado a dados atualizados, confiáveis e precisos, fundamentais na hora de avaliar com segurança a vida financeira de cada parceiro, com foco em mitigar riscos operacionais e reputacionais decorrentes dessa relação entre compradores e fornecedores”, diz a gerente de soluções da Serasa Experian, Glaucia Ximenes.

Confira, a seguir, as dicas selecionadas pela Serasa Experian para aproveitar todas as oportunidades de realizar negócios melhores e mais seguros:

9 DICAS PARA COMPRADORES

  1. Tomada de decisões mais ágeis e seguras.
  2. Proatividade para antecipar problemas e reduzir perdas associadas a riscos que comprometam o fornecimento ou a imagem.
  3. Gestão de riscos mais precisa.
  4. Monitoramentos mais frequentes da distribuição de risco financeiro entre todos fornecedores, a partir de dados atualizados online.
  5. Redução de custos e prazos de homologação e de avaliação de parceiros, por meio de uma ferramenta digital que dispensa a implementação de sistemas adicionais.
  6. Acesso a uma rede integrada de informações, conectada às bases de dados de órgãos públicos, como cartórios e secretarias municipais e estaduais da Fazenda.
  7. Maior transparência e aderência às regras de compliance da companhia.
  8. Visão do todo da carteira de fornecedores combinada a recursos de segmentação, como classe de risco, porte ou região.
  9. Maior diligência na condução de planos de mitigação de riscos em toda a cadeia de fornecimento, ao incentivar a adesão de seus parceiros à plataforma.

9 DICAS PARA FORNECEDORES

  1. Acesso à sua avaliação de risco, permitindo ações tempestivas.
  2. Quanto maior a proatividade de compartilhar periodicamente informações atualizadas relativas à situação financeira, mais bem avaliada será a sua empresa.
  3. Baixo investimento para se cadastrar e usufruir dos recursos que a solução digital oferece.
  4. Visibilidade ampliada em um espaço adequado à divulgação de produtos e serviços.
  5. Aumento de participação nos processos de compras compartilhados pelas empresas que já usam a plataforma digital.
  6. Acesso a potenciais compradores, que estão fora de seu círculo atual de relacionamento.
  7. Expansão do networking de sua empresa.
  8. Oportunidade de identificar formas de aprimorar, evoluir ou inovar tanto a sua estratégia de negócios quanto de produtos e serviços.
  9. Maior transparência nas relações comerciais.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.