Ferramenta de desenvolvimento de software baseada em Inteligência Artificial acelera a migração do software de gestão da desenvolvedora catarinense para a web, preservando o conhecimento de negócio
A Centrium Sistemas, desenvolvedora catarinense de softwares para pequenas e médias empresas, adotou a plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus para acelerar e automatizar a migração de seu ERP (Enterprise Resource Planning) para a nuvem, preservando o conhecimento do negócio dos clientes que estavam embutidos nos códigos fontes, além de conseguir, também, acompanhar as evoluções da tecnologia de informática.
Nativo do DOS e posteriormente atualizado para o Windows, agora o sistema opera na plataforma web utilizando as melhores práticas e podendo ser hospedado na nuvem ou no servidor do cliente em casos onde a internet local ainda é muito limitada.
Na trajetória de evolução dos sistemas, a Centrium teve a grande vantagem de manter todas as estruturas de negócios que possuía: dados, regras e informações dos seus clientes. Esse conhecimento preservado, possibilitou a ela ter foco na evolução tecnologia do seu produto, acompanhando em cada fase tudo o que o GeneXus proporcionava.
“Fomos a primeira empresa regional a ter uma versão 100% Windows nos anos 2000 e, atualmente, somos a primeira empresa da nossa cidade e microrregião a ter um sistema 100% web. Enquanto nossos principais concorrentes estão estudando sobre para qual linguagem eles irão migrar, nós saímos à frente, o que nos permite não só proteger nossa base instalada, como também possibilita entrar em alguns negócios nos quais essa percepção de inovação é um diferencial competitivo”, pontua o sócio proprietário da Centrium Sistemas, Mauricio de Carvalho.
Fornecida pela BXT (Business XtremeTechnologies), distribuidora regional da GeneXus Brasil, a ferramenta da GeneXus foi escolhida como a ferramenta de desenvolvimento porque a Centrium percebeu que a maneira de desenvolver tradicional não aproveitaria os legados de conhecimento nos seus códigos fontes quando fizesse a mudança de linguagem.
Os resultados com o GeneXus foram rápidos. Em aproximadamente seis meses, a Centrium reescreveu todo o legado Windows, que resultou na entrega de um produto muito mais robusto, tecnologicamente mais avançado, padronizado e capaz de acompanhar as demandas de evolução da tecnologia. “Tivemos que abandonar um pouco da visão de programadores e nos voltarmos mais para pensar nas necessidades dos clientes”, explica Carvalho.
A solução também trouxe benefícios operacionais à Centrium. Entre eles, conforme destaca o diretor da BXT, Reginaldo José Schollemberg, a rapidez na solução dos problemas e dos bugs, além de proporcionar um custo menor para o treinamento de novos analistas e programadores devido à curva de aprendizagem com o GeneXus ser muito rápida.
“Hoje, a Centrium tem uma equipe de desenvolvimento pequena, atualizada tecnologicamente e que atende a 180 clientes, mostrando claramente a capacidade do GeneXus para prover demandas evolutivas e de manutenção do seu próprio software”, acrescenta Schollemberg.
Para o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, a automatização de desenvolvimento de softwares oferece um diferencial disruptivo para o mercado da tecnologia. Assim como empresas de todos os setores estão automatizando suas atividades que demandam muitos recursos e tempo, a programação de software deve seguir a mesma estratégia. “ A GeneXus se preocupa em manter sua plataforma low-code atualizada com as mais recentes tecnologias, enquanto seus clientes podem se concentrar em prover melhores experiências aos seus usuários e não necessariamente em linguagens de programação”, finaliza Recchi.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo