Promover a evolução do ecossistema de Internet das Coisas no Brasil, conectando os vários atores desse universo, e apresentar visões de futuro sobre os avanços tecnológicos nessa área. Esses são os principais objetivos do dojot IoT day, evento que terá sua segunda edição no dia 3 de outubro, nas instalações do CPqD, em Campinas.
“Vamos trazer especialistas de vários setores para debater assuntos importantes relacionados a IoT, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados e a tecnologia Blockchain”, destaca Maurício Casotti, responsável de marketing da plataforma aberta dojot – que foi desenvolvida pelo CPqD com a finalidade de acelerar a criação de aplicações de Internet das Coisas no país. “Teremos também a apresentação de vários cases de IoT no Brasil, em áreas distintas”, acrescenta.
A cerimônia de abertura do evento, marcada para as 9 horas, contará com a presença de Maximiliano Martinhão, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em seguida, Ramon Alberto dos Santos, do escritório Pereira Neto/Macedo Advogados, fará uma palestra sobre o tema Lei Geral de Proteção de Dados – Qual o impacto no Brasil.
Às 9h45, terá início o primeiro painel, que debaterá o potencial de IoT e Blockchain. O segundo painel do evento está programado para as 12h30 e abordará o assunto Desafios para alavancar negócios em IoT. À tarde, será realizado o terceiro painel do dojot IoT day, com o tema Desafios e oportunidades com software open source e inovação aberta.
A programação inclui ainda várias palestras com apresentações de exemplos reais de IoT no país. Werter Padilha, da empresa Taggen, falará de casos nas áreas de saúde, cidades e indústria. Rubens Maeda, gerente do Pólis CPqD, apresentará aplicações IoT concebidas para esse parque tecnológico com o uso da plataforma dojot. A TIM Brasil também falará sobre as suas experiências e cases de IoT. E o secretário municipal André Von Zuben, do Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, apresentará a iniciativa Campinas Cidade Inteligente – que transforma Campinas em um laboratório vivo para a avaliação e testes de novas tecnologias IoT.
O dojot IoT day é organizado pelo CPqD e conta com o patrocínio da Taggen Soluções IoT. Os interessados em participar do evento – que é gratuito – devem fazer sua inscrição pelo link http://www.dojot.com.br/iot-day/, onde também estão disponíveis mais informações e a programação completa.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo