book_icon

Futurecom 2018 discute o papel da hiperconectividade

Futurecom 2018 discute o papel da hiperconectividade

Neste momento em que as empresas investem em transformação digital para acompanhar as tendências da nova economia, torna-se fundamental o debate sobre as vantagens e desafios de uma sociedade em que as pessoas e os objetos estarão cada vez mais conectados. Para fomentar essa discussão, a 20ª edição do Futurecom promoverá conteúdos alinhados com os temas mais relevantes e transversais aos diversos segmentos da economia cada vez mais afetados pela hiperconectividade e tecnologias disruptivas, de modo a fomentar o debate e as reflexões sobre os impactos da transformação digital.

O objetivo é discutir em profundidade temas que já começam a fazer parte do ambiente B2B2C para oferecer melhores experiências ao cliente, independentemente de ele ser uma empresa ou um consumidor final.

A Futurecom, importante evento de tecnologia e telecomunicações da América Latina, será realizado pela Informa Exhibitions entre 15 e 18 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo.  O objetivo é discutir em profundidade temas como inteligência artificial, blockchain e realidade virtual/aumentada, que já começam a fazer parte do ambiente B2B2C para oferecer melhores experiências ao cliente, independentemente de ele ser uma empresa ou um consumidor final.

Para Hermano Pinto, diretor de portfólio da Informa Exhibitions e responsável pelo Futurecom, uma das tecnologias que terão mais impacto nos próximos anos será a Inteligência Artificial, que poderá antecipar os desejos dos clientes e solucionar os problemas antes que eles surjam. Com as soluções de IA é possível ampliar a eficiência operacional, otimizar custos, gerar insights de negócios e acelerar a tomada de decisões. “Esta é uma das tecnologias que compõem o ambiente de disrupção do ecossistema que demonstraremos ao longo do Futurecom”, afirma Hermano.

A edição comemorativa de 20 anos do Futurecom trará algumas novidades. O congresso, que terá três grandes blocos de temas – o novo ambiente de negócios, hiperconectividade e tecnologias disruptivas –, será realizado em oito auditórios, sendo três exclusivos para congressistas e cinco com conteúdo livre a todos os visitantes.

“Procuramos desenvolver um verdadeiro ecossistema de Transformação Digital que vai mostrar como blockchain, inteligência cognitiva e artificial, machine learning, realidade virtual e aumentada, cidades inteligentes, segurança de dados, big data e analytics proporcionam novas experiências que irão impactar as relações na Economia 4.0”, afirma o diretor do Futurecom. Outra novidade é o destaque que será dado às novas cadeias de valor e novos formatos de negócios que serão viabilizados pelas tecnologias, potencializadas pela criatividade das pessoas.

Assim como nas edições anteriores, o evento terá um amplo espaço para abordar questões regulatórias, infraestrutura, transformação das redes e bandas de espectro. “Traremos uma série de debates sobre a evolução da rede sem fio, da chegada do 5G e dos modelos de negócios de IoT que serão beneficiados com a tecnologia”, destaca Hermano Pinto.

Várias personalidades do Brasil e do exterior confirmaram presença ao evento, entre eles Juarez Quadros, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que será keynote speaker; Gladstone Arantes Jr., technical leader of blockchain initiative, do BNDES; Bruno Ramos, diretor regional da UIT para Américas; Gabriel Contreras, presidente do Instituto Federal de Telecomunicaciones do México; Gabriel Lombide, presidente da Unidad Reguladora de Servicios de Comunicaciones do Uruguai; Sandra López, presidente da Junta Reglamentadora de Telecomunicaciones de Porto Rico; Pamela Gidi Masías, da Subsecretaría de Telecomunicaciones do Chile; e Germán Arias, diretor executivo da Comisión de Regulación de Comunicaciones da Colômbia.

Em uma edição totalmente renovada, Futurecom 2018 terá espaços reservados para temas como Internet das Coisas, que demonstrará soluções e demonstrações imersivas e tangíveis das aplicações de IoT; e o Espaço Redes, uma exposição inédita destinada a empresas com foco em redes, serviços, integração e fornecedores de infraestrutura e equipamentos auxiliares.

Haverá também o espaço 4Corp-Digital Disruption for Business, um ambiente de relacionamento, conhecimento e negócios, desenvolvido para atender participantes corporativos, que buscam compreender os desafios da indústria, bem como compartilhar experiências e alavancar oportunidades. A quarta área é o Futuretech, um ambiente desenvolvido especialmente para mostrar as tecnologias que impulsionam a disrupção e a forma de fazer negócios.

As startups, as aceleradoras e o meio acadêmico terão o espaço Inovação, que contará com um conselho especialmente criado para ajudá-los em mentoria, dinâmicas, hackathons e busca de investidores. Por fim, Telco Transformation será onde as operadoras e prestadoras de serviços demonstrarão como a conectividade e as novas tecnologias podem proporcionar benefícios para as pessoas, empresas e sociedade.

Para que os visitantes tenham referências do conteúdo que será compartilhado no evento, o Canal Digital do Futurecom traz as principais tendências das TICs.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.