book_icon

TegUp, aceleradora de startups da Tegma, investe na Frete Rápido para alavancar seu crescimento

Quem trabalha ou compra por meio de e-commerce sabe que um dos maiores entraves é a contratação do frete. Alguns fatores, como dimensão do produto adquirido ou local da entrega, muitas vezes dificultam ou encarecem significativamente a aquisição. Para agilizar e baratear esse processo, a Frete Rápido, startup na área de logística, iniciou em 2015 o desenvolvimento de uma plataforma que reúne de um lado um número expressivo de transportadoras e, de outro, empresas de e-commerce. Os benefícios dessa integração têm sido evidentes, o que é confirmado pelo crescimento das operações realizadas nesse ambiente.

A partir de agora, a Frete Rápido poderá incrementar seus planos de crescimento. A startup foi selecionada no programa criado pela TegUp para identificar e selecionar ferramentas tecnológicas inovadoras para a área de logística. O interesse por essa área tem uma razão clara: a TegUp pertence à Tegma, uma das principais empresas de logística do país. O contrato assinado entre a TegUp e Frete Rápido inclui a realização de um investimento no valor de R$ 1,4 milhão, que será utilizado no aprimoramento dessa plataforma, aumentando ainda mais seus benefícios para as três partes envolvidas: empresas de e-commerce, transportadoras e consumidores.

Segundo explica Mário Rodrigues, fundador e CEO da startup, a plataforma desenvolvida opera como um hub reunindo transportadoras parceiras. Na outra ponta dessa ferramenta estão as empresas de e-commerce. Quando o cliente está na última etapa da compra, encerrando seu “carrinho”, o sistema lhe oferece, em tempo real, as melhores opções de frete, o que lhe permite avaliar preço e prazo para o transporte da mercadoria. Uma vez escolhido o frete mais adequado, a ferramenta se encarrega de automatizar todo o processo de transporte e entrega, desde o encaminhamento do pedido de coleta à transportadora até acesso ao rastreamento do transporte do produto em todas as etapas.

O uso dessa ferramenta é vantajoso para consumidor e , empresa de e-commerce e transportadora. O consumidor pode optar pelo frete mais conveniente e se beneficiar do desconto que as transportadoras oferecem à Frete Rápido em razão do alto volume de mercadorias conduzidas. As transportadoras passam a ter um amplo leque de clientes potenciais, sem precisarem investir nos processos de integração e nem na captura de novos clientes. Já as empresas de e-commerce podem incluir em seu sistema de vendas essa ferramenta, eliminando tarefas de buscar, negociar, firmar acordos individuais e integrar com várias transportadoras, sendo cada vez mais eficiente e reduzindo seus custos.

Além dos ganhos gerados pela economia de custos e pela possibilidade de utilização de um sistema totalmente automatizado e comprovadamente eficiente, ao integrarem o sistema Frete Rápido tanto transportadoras quanto empresas de e-commerce podem focar unicamente em seu “core business”, concentrando seus investimentos e suas estratégias nas etapas inerentes à sua operação. A receptividade que a inovadora plataforma de logística vem conquistando pode ser traduzida em números. Em 2018 vem sendo registradas mais de 30 mil cotações de frete por dia.

Programa de aceleração de startups

O programa de aceleração de startups da TegUp teve início em 2017, com a realização do primeiro ciclo para a seleção de empresas inovadoras, que resultou na parceria com a Frete Rápido. A iniciativa tem como objetivo identificar e selecionar startups que desenvolvam ferramentas tecnológicas na área de logística. De acordo com Pedro Neves, líder do projeto da TegUp e responsável pela área de Tecnologia da Informação da Tegma, o programa identifica e estimula startups desenvolvedoras de tecnologia complementar à que a empresa possui, o que permite criar sinergias para enfrentar novos desafios e ampliar a sua capacidade competitiva.

A parceria firmada com Frete Rápido inclui, além da possibilidade de ampliar o network com clientes da Tegma, uma das mais importantes empresas de logísticas do país, investimento financeiro. “Uma startup precisa de recursos para poder crescer e normalmente não tem tempo de vida suficiente para crescer organicamente”, pondera Mário Rodrigues. Por meio da parceria com a TegUp será possível implantar um plano consistente de desenvolvimento e aproveitar a sinergia entre a Tegma e Frete Rápido por meio da oferta de uma ferramenta que incorpora os avanços tecnológicos para integrar as operações de e-commerce com as das transportadoras.

Informações sobre a operação da Frete Rápido podem ser obtidas no site da startup: freterapido.com.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.