book_icon

Só com a Nota Fiscal eletrônica, Certificação Digital levou à economia de 80 bilhões de folhas de papel

Uma boa notícia para o Dia da Árvore, no próximo dia 21. Essa informação mostra a forma relevante e sustentável de atuação da Certificação Digital, que reduz custos e evita o desmatamento.

Todos os anos, mesmo com todas as campanhas e da intensificação da fiscalização, o desmatamento no Brasil segue num ritmo acelerado. Estima-se que 800 árvores são cortadas por minuto e que haja a destruição de áreas verdes equivalentes a 128 campos de futebol por hora, segundo dados do Prodes, sistema do governo que monitora o desmatamento da Amazônia. Essas informações deveriam preocupar todo mundo e servir de reflexão para a população brasileira, às vésperas do Dia da Árvore, no próximo dia 21 de setembro.
Sob esse aspecto, a certificação digital segue de forma sustentável reduzindo custos e ajudando a natureza, comenta Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian. De acordo com ele, a partir da assinatura digital as empresas têm eliminado gastos e o consumo de papel e insumos em grande quantidade. “Outro exemplo é a nota fiscal eletrônica. Desde sua implantação, em 2006, já foram emitidas 19,952 bilhões de notas fiscais (dados oficiais e atuais do Portal da Nota Fiscal eletrônica). Se fossem em papel, com quatro vias, teria havido o gasto de quase 80 bilhões de folhas de papel no período. Imagine a quantidade de árvores que foram poupadas?”.
Segundo Balassiano, esses números são mais que suficientes para justificar a ampliação dos usos da certificação digital. “Todos os dias temos encontrado de forma muito criativa maneiras de desburocratizar o País e eliminar o uso de papel, como a CNH-e e o documento dos veículos, que agora podem ser virtuais. Nas empresas, a partir da assinatura digital, é possível reduzir custos, eliminar o uso de papel e contribuir para a preservação da natureza”. Além disso, a assinatura digital elimina gastos com mensageiros, cartórios, permite a assinatura de contratos e outros papeis remotamente, elimina a guarda de documentos e se ganha, desta forma, espaços físicos, cada vez mais caros.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para desmaterializar processos e eliminar uso de papel, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos. Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br .
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Assessoria de Imprensa
Eastside23 Comunicação Corporativa www.eastside.com.br
Eleno Mendonça – 11 996287294

Comentários

  1. marcos da cunha ribeiro

    O Numero de arvores cortadas por minuto acima citado não é real. Deveria buscar dados mais precisos na Embrapa ou IBGE ou mesmo ministério da agricultura. Os desmatamentos danosos são os clandestinos e estes ainda existem infelizmente mas bem menos do que alardeado pelos ambientalistas mal informados. Por outro lado a economia de papel é um fato na entrada das NFe e isso é muito bom . Trabalhei pessoalmente junto a Cotepe e Confaz por posições de Abigraf e Abraform para que o projeto fosse bem feito e de fato depois de muita luta foi bem feito e a NFe é hoje uma realidade . Reduziu o uso frandulento de NFs em mais de 90% . Reduziu o caixa dois das empresas a quase zero ( ao menos quando criado por notas falsas ou meia nota ou nota calçada…) mas o papel no Brasil é feito de matas de reflorestamento , tem grande importância no PIB e na balança comercial por exportações de celulose e felizmente só cresceu desde 2006 . O Eucalipto brasileiro é de alta produtividade , não é nativo e não causou desmatamento para seu plantio , mas reflorestou desmatamentos do seculo 18 ou 19 que foi feito na época por outras motivações . Logo é um erro imaginar arvores salvas por menos uso de papel ou celulose , ao menos do ponto de vista ambiental , pois o ciclo do Eucalipto é de 6 a 7 anos e portanto reflorestou 6 a 7 vezes a Área antes desmatada para viabilizar a industria de papel e celulose. No caso do Pinus o efeito ainda é maior mas a area menos porque temos menos plantas de fibra longa em operação.

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.