FCamara – empresa de consultoria e transformação digital – investe no modelo Venture Builder para crescer mais rápido; especialista dá dicas de como ter uma startup de sucesso
O termo Venture Builder está relacionado basicamente às organizações que constroem empresas e negócios utilizando as próprias ideias e recursos. São conhecidas também como “Estúdios de Tecnologia” ou “Fábricas de Startups” e estão ganhando cada vez mais espaço no mercado dos negócios, principalmente na área de tecnologia.
Diferentemente de incubadoras e aceleradoras, as Venture Builders mapeiam o mercado e elaboram projetos com o objetivo de construir empresas separadas, que não competem entre si e que possuem potencial próprio de mercado. Fica a cargo delas o levantamento de capital, RH, construção do modelo de negócio e MVPs (produtos mínimos viáveis), a parte jurídica, designação de gestores e o planejamento de campanhas de marketing de seus empreendimentos.
A FCamara é um modelo de empresa Venture Builder que vem se destacando no Brasil. A empresa atua hoje como uma consultoria de TI, especializada em promover transformação digital por meio da criação de plataformas e aplicativos. Conta com 4 startups na organização:
LinkApi: É um conector de aplicações, criado para facilitar a integração de sistemas para outras empresas. Ajuda a economizar tempo em rotinas administrativas com integrações de sistemas ERP a loja física ou virtual e impulsiona as vendas.
FCNuvem: É uma startup de tecnologia que comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem de seus clientes, focando na redução de custos através de pacotes de serviços e consultoria especializada.
WelcomeApp: É uma solução mobile, como se fosse um game, que serve para transformar o processo de integração dos novos colaboradores da empresa. Pode-se organizar as informações mais importantes da empresa e colocar num aplicativo de celular em formato de trilhas e assim ter uma equipe de alta performance.
GetOKR: O software de criação e gerenciamento de objetivos pela metodologia OKR. Com o GetOKR você cria suas métricas de performance em apenas alguns cliques. Pode visualizar de forma simples como está o progresso de cada objetivo, identificar atividades que precisam de atenção e antecipar problemas na gestão.
“A proposta é que a cada 2 ou 3 anos a gente possa se reinventar. Mais ou menos 4 anos atrás fomos para São Francisco estudar sobre o mercado de startups e percebemos que funciona, mas precisávamos preparar o mercado brasileiro para isso.”, comenta Fábio Camara, CEO da FCamara.
Especialista dá dicas de como ter uma startup de sucesso
Uma ideia vale mais quando é bem executada
Abrir a própria startup é o sonho de muitos empreendedores, mas transformar em realidade é algo bem mais complexo. No fundo o que vale é a capacidade de execução dessa ideia. Por isso, quando pensar em criar um negócio deve-se realizar pesquisas, definir quem serão as pessoas atingidas e que pagarão pelo serviço, ver se tem aderência no mercado e espaço para a nova empresa.
Bom time
Segundo Fábio Camara, para ter uma startup de sucesso é importante contar com um time profissional e inovador. Convidar seus próprios colaboradores e consultores que vistam a camisa da empresa e estejam dispostos a executarem a ideia. E escolhendo ótimos profissionais para isso, a chance de dar certo é maior.
Investimento de marketing
Existem diversas ferramentas que ajudam as startups a ganharem mais “espaço no mercado”. Pode-se enviar e-mails personalizados, segmentar o público por interesses e personalizar ofertas, são ótimas ações de marketing para prospecção de clientes.
O que de fato vai determinar o sucesso ou não do negócio é o custo do CPL (Custo por lead) que é a possibilidade de prospecção e de colocar uma informação que gera interesse nas pessoas e na aquisição do serviço e o CAC (Custo de aquisição de cliente) que ainda é um grande equívoco e muitos empreendedores não sabem calcular o serviço. As métricas ajudam as empresas que estão gastando mais com visitas e não fecham o negócio.
Todo negócio novo tem que ver se o custo do CPL e CAC estão compensando, se estiverem viáveis, vale a pena investir o dinheiro em ações de marketing.
Sobre a FCamara
A FCamara (www.fcamara.com.br) é uma empresa brasileira especializada em promover transformação digital por meio da criação de plataformas e aplicativos. Atuando por meio de um modelo exclusivo chamado High Performance Team, que opera desde o entendimento do problema ao desenvolvimento e aprimoramento do produto, a empresa já atendeu 12 dos 20 maiores e-commerces do Brasil, entre eles: Netshoes, Saraiva, e Americanas.com. Em 2017, a FCamara recebeu o Prêmio ABCOMM de Inovação Digital na categoria Melhores Empresa de Serviço para E-commerce. Com um Culture Code inovador e Programas de Formação que preparam grandes profissionais para o mercado, a empresa já formou mais de 3 mil colaboradores de alta performance em seus 10 anos de atuação.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo