Empresa do setor alimentício aumentou gestão sobre processos de compra de matérias-primas e reduziu gastos com aquisições desnecessárias
Focada no setor de produção de alimentos congelados de alta qualidade, a Manjar Alimentos, com 12 anos de mercado e fábrica em Belo Horizonte (MG), aprimorou o controle no setor de estoque, que envolve o armazenamento de produtos perecíveis, e aumentou o giro das mercadorias em 20% após adotar o ERP da Jiva, especializada em sistemas de gestão para pequenas e médias empresas. Com o projeto, a companhia também integrou todas as áreas corporativas, de finanças a vendas, para permitir o gerenciamento em tempo real de cada etapa dos negócios.
Segundo Felipe Ribeiral Mayrink, diretor-geral da Manjar Alimentos, o controle de estoque obtido com a solução da Jiva, em uso na companhia há três anos, tem permitido reduzir os gastos com aquisições de matérias-primas para produção dos alimentos e garantir a qualidade das mercadorias vendidas.
“Temos um portfólio com mais de 100 produtos, e por isso lidamos com muitos ingredientes diferentes que precisam ser utilizados dentro dos prazos de validade. Com a Jiva, conseguimos reduzir significativamente o valor de estoque parado desses insumos, pois controlamos melhor o que entra e o que sai da empresa. Assim, conseguimos trabalhar com ingredientes mais frescos, pois o giro é continuo”, afirma.
Ainda de acordo com o executivo, a gestão da produção também foi melhorada com o ERP. “Hoje não só compro menos, mas consigo programar o que será produzido com que tenho, pois tudo é atualizado em tempo real no sistema, de modo que consigo acompanhar o uso de cada ingrediente, e assim antecipar ou adiar a compra de um deles, aumentar a oferta de um determinado item e controlar o que está sendo utilizado de perto para evitar desperdícios”, explica.
Além do estoque e produção, Mayrink aponta que a área de vendas também foi impactada pela solução da Jiva. “Com toda a companhia integrada, conseguimos checar a rentabilidade de cada venda, possibilidade de créditos e a variação dos preços dos produtos. Isso dá mais conforto e segurança para negociarmos com os clientes”, diz.
De acordo com Felipe, o projeto conta desde a implantação com a aplicação do diagnóstico MahaGestão índice que aponta o grau de maturidade da gestão das empresas. “Fazemos o acompanhamento da evolução da administração da empresa até hoje, com uma equipe técnica. Isto traz segurança e confiabilidade, além de permitir identificar se estou usando o sistema devidamente, o que podemos melhorar, incrementar, resolver, etc.”.
Para o diretor-geral da Manjar Alimentos, a Jiva é diferente dos outros fornecedores de ERP. “O atendimento é bem direcionado e claro, não ficamos com dúvidas sobre como utilizar a solução e não precisamos nos adequar a ela, tudo foi feito para atender as nossas necessidades. E uma vez que já temos um direcionamento, como metas de crescimento, a Jiva nos permite gerenciar os negócios para chegarmos onde queremos” finaliza.
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