book_icon

Digital Trade Marketing impulsionando a venda de Smartphones

Samsung impulsionou as vendas de smartphones durante o dia dos pais, engajando o consumidor no ponto de venda digital

Com a quantidade de dados disponíveis na Internet atualmente, está cada vez menos difícil prever o comportamento do consumidor e sugerir campanhas para geração de tráfego para o e-commerce. O maior desafio tem sido justamente transformar essa visita ao site em uma venda concretizada no final de sua jornada.
Quando o usuário entra em uma loja virtual ele entra também na estatística do funil de conversão e diversos fatores passam influenciar na sua decisão de compra, como a usabilidade e performance da loja, confiança, preço, métodos de frete e pagamento, entre outros. Mas existe um ponto chave na jornada, que vem sendo determinante no momento crítico da compra: o engajamento. Sem conferir todas as informações necessárias de forma consistente e conquistar o consumidor, as chances diminuem.
O Trade Marketing utiliza ferramentas para apoiar a marca e o varejista no ponto de venda físico. É função dele entender o comportamento das pessoas dentro da loja e, assim, identificar a melhor forma de apresentar seus produtos e promover ações. No universo online tem o mesmo objetivo, porém tirando vantagem das inúmeras possibilidades do Marketing Digital para influenciar o shopper no momento da compra.
Por conta disso, é um modelo em expansão e com grande potencial de investimento. O Trade Marketing, por exemplo, possui investimento de quase US$ 500 bilhões, de acordo com o Boston Consulting Group. Já o Marketing Digital deve movimentar US$ 273 bilhões neste ano, segundo a eMarketer. Existe uma lacuna nesta intersecção sendo preenchida pelo Digital Trade Marketing, e companhias de grande porte como a Samsung, já vem se beneficiando do uso destas técnicas.
“Nós entendemos que o Digital Trade Marketing é uma colaboração ganha-ganha com os nossos clientes e que, portanto, como marca, nos cabe apoiar as vendas com os melhores materiais de marketing com o objetivo de promover melhores experiências com a marca, e consequentemente com a loja, aumentando o índice de conversão e de retorno.”, afirma Jannos Artusi, Head of E-commerce Channel Telecom.
O Dia dos Pais é uma data importante para a categoria, que normalmente atinge um aumento de faturamento em 40% quando comparado ao um período normal, e dando continuidade a estratégia de Digital Trade Marketing, a multinacional apostou nesta iniciativa para aumentar a venda de smartphones durante o Dia dos Pais de 2018.
Os números positivos também foram frutos da parceria da Samsung com a ISEE, empresa pioneira em conteúdo para e-commerce, que através de tecnologia própria oferece uma gestão completa de conteúdo para venda, permitindo a produção, gestão de informações e distribuição destes conteúdos de produtos nos varejistas online, reduzindo assim a distância destes materiais e ponto de venda digital, para que fique apoiado por conteúdos consistentes e que engajem o consumidor.
Os smartphones Samsung ganharam uma comunicação especial da marca, os chamados E-contents, explorando os atributos e benefícios dos produtos em um espaço exclusivo da marca dentro da página de produto dos principais varejistas brasileiros.
“Através de uma gestão completa de conteúdo para venda, as informações dos produtos da Samsung são enriquecidas e transformadas em Conteúdo Especiais, ou E-content, e assumem uma missão fundamental no processo de venda online: fazer o papel do vendedor físico. Com isso, a marca controla a sua comunicação no ponto de venda e aumenta duas chances de converter” – Pedro Lage, CMO na ISEE.
A categoria de eletrônicos, é uma das que mais faturam no e-commerce. Em 2017, ela já foi o terceiro segmento em volume financeiro no comércio eletrônico nacional com 10% do total e deve aumentar ainda mais sua participação neste ano, de acordo com o relatório Webshoppers, da E-bit.

Sobre a ISEE E-CONTENT SOLUTIONS

A ISEE E-CONTENT SOLUTIONS é uma solução completa de e-content criada para transformar experiências e aumentar a conversão de vendas no e-commerce. Com 20 anos de experiência no varejo on-line, alia conhecimento e tecnologia para entregar conteúdo inteligente e criativo, simplificando a rotina de organização e gestão das empresas e garantindo a implementação nos varejistas on-line. A empresa atende clientes como Samsung, Electrolux, Johnson & Johnson, Reckitt Benckiser, Philips e Nestlé. Veja mais em: www.isee.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento