book_icon

Em pouco tempo, a ANCD conquistou seu espaço

Em pouco tempo, a ANCD conquistou seu espaço

Neste mês de setembro a nossa entidade está completando mais um ano de fundação. Há quatro anos nascia a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD). Naquele tempo, tínhamos muitos sonhos e vontade de realizá-los, mas sabíamos que para consolidar uma entidade teríamos pela frente muito trabalho. Aos poucos nos tornamos representativos, a partir de um quadro de sócios de grande relevância em nosso segmento e muito apoio de todos. Nossas demandas são sempre compartilhadas e os esforços também. Em tão pouco tempo, olhamos para trás e com orgulho constatamos tantos avanços, tantos eventos que nos tornaram mais fortes e organizados como representantes da Certificado Digital no Brasil.
Surgimos em meio a um cenário cada vez mais globalizado, logo depois assistimos ao surgimento de uma crise econômica sem precedentes. Tudo isso fez com que tivéssemos desafios enormes a serem superados. Mas, como associação sem fins lucrativos e que atua exclusivamente na defesa dos interesses da Certificação Digital, que foi implantada no Brasil há 15 anos, soubemos decifrar o momento, soubemos aos poucos superar os problemas e buscar alternativas. Nesse período estabelecemos novos benefícios para a Certificação Digital e seguimos com o trabalho didático para mostrar a todos o seu funcionamento e vantagens.
Hoje, a Certificação Digital está definitivamente implantada como uma infraestrutura essencial para a economia. Participamos com muito orgulho e empenho do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e realizamos um importante trabalho de relacionamento com os agentes econômicos, com a sociedade. Tudo isso ao mesmo tempo em que fazemos a interface do setor com as autoridades governamentais e a entidade fiscalizadora e reguladora do nosso segmento, a ICP-Brasil.
Queremos seguir com os nossos objetivos, mostrar os inúmeros benefícios que o Certificado Digital proporciona para pessoas físicas e jurídicas. O Certificado Digital garante a integridade de conteúdo, a certeza de autoria e a validade jurídica em todos os fóruns nacionais e internacionais e promove enorme redução de custos. E é papel da ANCD promover tudo isso, num ambiente sustentável, já que o lado prático permite, pelas operações virtuais, a eliminação de papéis, com grande ganho para a natureza. Todas essas atividades são feitas graças ao trabalho responsável de empresas como as associadas à ANCD, comprometidas com a ética, valores, missão e visão que foram estabelecidos para a entidade desde sua fundação.

Julio Cosentino é presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.