book_icon

Innovation Ranking Latam lista as 100 startups mais inovadoras da América Latina

Innovation Ranking Latam lista as 100 startups mais inovadoras da América Latina

O papel das startups em resolver velhos problemas com criatividade, em pensar e propor soluções mais ágeis, baratas e adequadas às necessidades dos clientes/usuários, em renovar conceitos e formas de oferecer produtos e serviços está presente em todos os segmentos. Com o intuito de destacar as soluções mais inovadoras e com potencial de melhorar a vida das pessoas, a Cantarino Brasileiro criou índice que mede a inovação dessas empresas na América Latina, o Innovation Ranking Latam, que lista os Top 100 do Innovation Latam.

A partir das 100 mais, a Cantarino destaca também as Top 5 Innovation Latam por área de atuação: fintechs, retailtechs & e-commerce, mobilidade e logística, smartcities, edtechs e healthtechs (ranking abaixo).

Para chegar a esta relação de maneira isenta e precisa, a Cantarino Brasileiro contou com mais de 60 jurados de 13 países, que também foram responsáveis pela avaliação do Innovation Awards Latam 2018. Além das soluções que integraram a competição, o Innovation Ranking Latam teve a participação de diversas outras startups do cenário latino americano. Desta forma, a lista pode não coincidir com os vencedores do Awards. “Os critérios de avaliação para o ranking foram complementares aos da competição e pediam dados como modelo de receita, problema que o negócio se propõe a resolver e inovação,” destaca João Pedro Brasileiro, Diretor da Cantarino Brasileiro e responsável pelo projeto Innovation Awards Latam.

Além disso, todas as notas dadas pelo júri foram ponderadas estatisticamente, uma vez que nem todos os cases foram avaliados pelos mesmos jurados, o que poderia impactar no resultado – caso um jurado fosse mais rigoroso que outro, por exemplo. De acordo com o estatístico responsável pelo tratamento desses dados, Luís Otavio Benguigui, o desafio foi não deixar que essa variação de avaliações influenciasse no resultado. “Normalizamos as avaliações dos jurados com alguns tratamentos estatísticos das notas, tanto para o ranking como para a competição,” explica Benguigui.

Sob a rubrica Innovation Latam, a Cantarino Brasileiro vem construindo um hub de startups para apoiar, desenvolver, reconhecer e premiar iniciativas disruptivas em toda a América Latina. Há um mês, a empresa divulgou os vencedores do Innovation Awards Latam 2018, competição que reuniu startups de diversos países, com 800 cases inscritos. Também promoveu encontros e seminários como Innovation Day, em Buenos Aires (28/6), em São Paulo (1/8) e no México (14/8). E, ainda este ano, vai promover mais eventos na região com o intuito de fomentar o ecossistema das startups na América Latina e levar conteúdo relevante.

“Nossos eventos de engajamento, realizados em toda a região, trazem mais e mais interesse de investidores para as empresas em todos os países,” comenta Cantarino. “esperamos expor a maior quantidade possível de startups ao mercado, possibilitando a geração de negócios”, finaliza o CEO da Cantarino Brasileiro.

TOP 5 Innovation Ranking Latam

FINTECHS
1. Biva (Brasil)
2. Übank (México)
3. Coloktia (Chile)
4. Payit (México)
5. Moeda (Brasil)

RETAILTECHS & E-COMMERCE
1. Wai (Argentina)
2. DNA Shopper (Brasil)
3. Approp (Chile)
4. Chilenanas (Chile)
5. E-com Club (Brasil)

MOBIILIDADE E LOGÍSTICA
1. Chiper (Colômbia)
2. Kiwi (Colômbia)
3. Byond (Brasil)
4. Artis International (Argentina)
5. Clich Logistics (México)

EDTECHS
1. Schoolastic (Brasil)
2. Startup Mundi (Brasil)
3. Prolinguo SPA (Chile)
4. Kriativar (Brasil)
5. Spreading (Brasil)

SMARTCITIES
1. Emotion Research Lab (México)
2. Kiwi Campus (Colômbia)
3. Save Sarah (Chile)
4. Sii Smart Buildings (Brasil)
5. Pinlet (Equador)

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.