book_icon

Construtivo amplia oferta do conceito BIM com nova parceria

Construtivo amplia oferta do conceito BIM com nova parceria

Aliança formada com The BIM Team une tecnologia e consultoria para potencializar os projetos

Reconhecida por seu amplo portfólio de tecnologias que apoiam o desenvolvimento de projetos de engenharia em BIM (Building Information Modeling), o Construtivo amplia sua frente de atuação neste universo firmando uma aliança com o The BIM Team, iniciativa que visa complementar sua oferta no mercado.
A bagagem da nova parceira traz referências como o mais conhecido caso de implementação do conceito de BIM no Brasil com a Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, além de experiências internacionais, como os projetos desenvolvidos em estádios no Qatar, no Oriente Médio.
O diferencial da aliança é a união das experiências para potencializar a adoção do conceito BIM no País. Enquanto o Construtivo entrega as tecnologias, o The BIM Team fornece a consultoria. “Não adianta investir em ferramentas se não souber utilizá-las em sua totalidade. Por isso, a consultoria é necessária para apoiar o uso dos softwares”, explica Carlos Cabral, CEO do The BIM Team.
A proposta de uma solução completa de BIM pelas empresas visa mudar a forma de entregar os projetos atuais, que ainda são desenvolvidos no processo tradicional, em 2D. A desvantagem deste método de construção é que as plantas das disciplinas desenvolvidas pelos projetistas não são integradas, levando a erros que só serão vistos e solucionados no decorrer do andamento das obras, gerando atrasos nas entregas e custos extras às obras.
O conceito BIM, em contrapartida, utiliza softwares tridimensionais que constroem digitalmente os projetos, antecipando problemas como, por exemplo, uma tubulação que vai bater em uma viga ou a forma como um aparelho será instalado. “A identificação prévia de possíveis conflitos oferece maior previsibilidade de obra e economia de recursos”, ressalta Cabral.
“Com a melhor coordenação do projeto pode-se direcionar mais esforços no planejamento e minimizar problemas na obra. Nossa missão é apoiar as empresas para essa migração de mudança de mentalidade. O The BIM Team orienta na criação do modelo digital em BIM e o Construtivo apoia na automatização das informações do processo. A parceria entrega uma solução completa e que vai ao encontro da Estratégia Nacional para Disseminação do BIM, lançada neste ano pelo governo federal”, finaliza Granadeiro.

Sobre o Construtivo.com
O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, desde 1999 atende os maiores projetos de infraestrutura do Brasil.
Fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.
Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 25 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto, CTG Brasil, Mobissom, LPC Latina, Rodobens, State Grid, JHE, PK, Voith, Rumo e Energia Consult, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.
Informações: http://www.construtivo.com/

Informações para imprensa:

IMAGE Comunicação
Fone: 11 5072-9960

Dani Portela (MTB 30377)
[email protected]
Celular: 11 9 8162-9833

Renata Negri (MTB 57355)
[email protected]
Celular: 11 9 6227-7819

Raíssa Ociscki – (MTB 82597)
[email protected]

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.