book_icon

SAP Forum 2018: Synchro simplifica o compliance fiscal com inteligência tributária

SYN4TDF oferece visibilidade em tempo real das informações fiscais e reduz o acúmulo da carga de trabalho da área tributária das empresas

A SAP Brasil realiza nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, SAP Forum 2018, maior evento de tecnologia e negócios da América Latina. Na sua 22ª edição, empresas inteligentes e a conexão entre tendências tecnológicas e a transformação digital em setores diferentes da economia, serão os temas abordados em palestras, cases de sucessos e show cases do evento. Com objetivo de disseminar o conceito de inteligência tributária, a Synchro, empresa brasileira com 26 anos de expertise na área fiscal, marca presença na feira e apresenta soluções para simplificação da conformidade fiscal.

Desenvolvida por meio do programa SAP CO-Innovation Lab, o SYN4TDF, que funciona como um módulo nativo dentro do sistema Tax Declaration Framework (TDF), da SAP, oferece maior conformidade e automação de processos de apuração, geração, validação e entrega das obrigações acessórias e elimina a necessidade de integração entre os sistemas. Além disso, garante maior tempo de resposta às mudanças na legislação, uma vez que as informações são processadas em tempo real.

“Vamos apresentar uma solução que alia a tecnologia SAP com o nosso know how em inteligência tributária”, afirma Jair Araújo, Product Owner da Synchro. Uma das vantagens oferecidas pelo SYN4TDF é ausência de integração com a plataforma SAP. “Ter uma solução complementar ao TDF aumenta a capacidade de prover funcionalidades que diminuem o custo da conformidade e elimina o risco de atuação da Receita”, explica o executivo.
Outro benefício da solução é diminuir a quantidade excessiva de horas que as empresas precisam dedicar para atender o Fisco. “Ter informações corretas já no registro dos fatos geradores, elimina possíveis retrabalhos na apuração e na gestão dos tributos, facilitando o trabalho e evita acúmulo de carga de trabalho da área fiscal”, comenta Araújo. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), para atender as exigências do Fisco, as empresas brasileiras precisam de 1950 horas por ano na média.

Conformidade x avanço tecnológico do Fisco
Entre os confirmados para a grade de palestras do SAP Forum, Leonel Siqueira, Gerente Tributário da Synchro, vai apresentar um painel sobre o impacto da evolução tecnológica da Receita Federal nas empresas. Na sua apresentação, o executivo vai mostrar como o uso de novas tecnologias permitiu ao Fisco aumentar a sua capacidade de fiscalização. Segundo o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o valor pago pelos brasileiros em impostos em 2017 atingiu a marca de R$ 2 trilhões.

“O SPED é um marco nessa transformação, pois, com ele, a Receita conseguiu um domínio maior de tudo que é declarado pelos contribuintes brasileiros”, explica Siqueira, que ressalta ainda que o Fisco conseguiu implementar nas suas atividades o conceito de rastreabilidade das declarações prestadas ao órgão fiscal.
O impacto dessa evolução nas empresas é a obrigação do investimento no parque tecnológico para acompanhar essa transformação. “As companhias precisam de soluções completas que aliam TI à inteligência tributária para mitigar os custos para se manter em conformidade fiscal”, afirma o gerente. Para as organizações que não conseguirem se adaptar às essas exigências, Siqueira alerta que o risco de prejudicar a saúde financeira da empresa é enorme.

SAP Forum 2018
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 18591 – São Paulo
Data: 11 e 12 de Setembro de 2018
Site: https://www.sapforumbrasil.com.br/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.