book_icon

Projeto AVISA do CPqD é premiado em edição brasileira do WSA Global

O projeto AVISA – Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia, que vem sendo desenvolvido pelo CPqD, acaba de conquistar mais um prêmio importante: o WSA (World Summit Award), edição brasileira, na categoria Inclusion & Empowerment. O anúncio dos vencedores em cada categoria – oito ao todo – e a cerimônia de premiação acontecem nesta terça-feira (04/09), durante o Expo Fórum Digitalks, evento na área de negócios digitais que se realiza em São Paulo.

Como os demais vencedores da etapa nacional, o AVISA agora irá representar o Brasil na disputa global do WSA 2018, que é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo dessa iniciativa, que conta com a participação de milhares de inscritos de 150 países, nas oito categorias, é selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, com foco principalmente no impacto e melhorias para a sociedade. Os vencedores da premiação global WSA 2018 serão anunciados em dezembro, após um processo criterioso de escolha, com várias etapas.

O projeto AVISA começou a ser desenvolvido no início de 2017, como atualização tecnológica do CPqD Alcance, aplicativo que facilita o uso de dispositivos móveis com tela touchscreen por pessoas cegas ou com deficiências visuais. “A meta principal do projeto é desenvolver um assistente virtual inteligente, com capacidade de diálogo com o usuário, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural”, explica Claudinei Martins, pesquisador da Gerência de Tecnologias da Fala, Imagem e Mobilidade do CPqD.

Com o AVISA, a família de aplicativos de acessibilidade do CPqD foi ampliada, contemplando também idosos e pessoas com baixo letramento. Dois deles já estão disponíveis, gratuitamente, na Google Play Store: o CPqD Facilita, com foco em pessoas idosas, e o CPqD Alcance+. Neste ano, a família de apps CPqD Alcance conquistou o Prêmio Tela Viva Móvel na categoria Utilidade Pública/Inclusão Social.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.