book_icon

Dicas para se prevenir contra um ataque de negação de serviço (DDoS)

Ações criminosas são cada vez mais comuns na internet. Um dos casos mais frequentes é o ataque de negação de serviço ou, simplesmente, ataque DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês), em que são enviados inúmeros pedidos de acesso simultaneamente para esgotar toda a capacidade de resposta de um provedor e torná-lo indisponível.

O último caso deste ataque em grande escala aconteceu na Espanha, entre o último domingo (26) e terça-feira (28) de agosto, quando o site de uma importante instituição financeira ficou fora do ar e apresentou instabilidade por conta de um ataque cibernético que sobrecarregou o servidor do portal.

Um levantamento da UPX Technologies identificou 1,4 milhão de ataques DDoS somente no primeiro trimestre de 2018. A empresa sugere quatro ações fundamentais para garantir a segurança digital das empresas:

1. Conscientização sobre a importância de prevenir ataques
A segurança digital é um assunto que começa a ganhar importância dentro de grandes instituições no Brasil. Por isso, até então, muitas empresas não têm políticas definidas sobre o tema e tomam apenas medidas reativas quando sofrem algum ataque. O primeiro passo é conscientizar as companhias sobre a importância de se antecipar a esses eventos e adotar a proteção de dados nas diretrizes corporativas, seja por meio de políticas de compliance mais claras ou estratégias bem definidas de proteção de redes.

2. Implementar uma ferramenta para identificar a origem dos IPs e bloqueá-los
Algumas soluções disponíveis no mercado possibilitam a análise do tráfego e identificam quais são os IPs que estão atacando o servidor. A partir dessa investigação, é possível bloquear a origem dessa ação criminosa e evitar que esses usuários sobrecarreguem a banda e tirem o sistema do ar.

3. Contratar um serviço de mitigação inteligente e eficiente
Uma mitigação de ataques de negação de serviço inteligente, com algoritmos que respondem imediatamente é a maneira mais eficaz de combater esses crimes. Isso porque o sistema da empresa contratada realiza um filtro em tempo real no tráfego do site da empresa, descarta os acessos maliciosos e entrega apenas o que é legítimo ao cliente.

4. Ter um trânsito protegido para se prevenir contra os ataques
Esse tipo de ferramenta funciona como um seguro, em que o objetivo é se antecipar a eventuais ações criminosas para garantir o funcionamento integral dos serviços da companhia. Ao contratar uma solução de trânsito protegido, a empresa evita ataques que causam interrupções em sua rede e, consequentemente, evita prejuízos financeiros.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.