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Natura utiliza inteligência artificial da IBM para comunicação com consultoras

Uso do IBM Watson Campaign Automation fortalece transformação digital da companhia ao permitir produção de conteúdo personalizado para Consultoras Natura
Natura utiliza inteligência artificial da IBM para comunicação com consultoras

A Natura, fabricante brasileira e comerciante de produtos de beleza, adquiriu a solução de inteligência artificial da IBM Watson Marketing para apoiar a companhia em sua jornada de inovação de processos fundamentais para o negócio. O objetivo maior era tangibilizar a relevância das Vendas por Relações por meio de um formato que valorizasse o olhar para o indivíduo, seu contexto e necessidades.

Nos oito meses de utilização da solução a companhia registrou um incremento financeiro expressivo apenas ao segmentar e individualizar a comunicação

Inicialmente utilizando um formato de planejamento e operações de CRM em que havia pouca segmentação da base, comunicação massiva, visão fragmentada do perfil da consultora e pouca mensuração de resultados, a companhia decidiu mudar. Por meio do IBM Watson Campaign Automation a empresa pode, agora, ter visibilidade 360º – em tempo real – das comunicações com suas consultoras, para avaliar sua eficácia, resposta e receptividade, prevendo possíveis cenários, comportamentos e preferências.

A adoção da tecnologia trouxe uma mudança de cenário acentuada, em que a comunicação passou a ser individualizada e os perfis das consultoras foram identificados um a um para permitir uma comunicação mais efetiva com produção de conteúdo personalizado e retroalimentação de ações para otimizar a comunicação dirigida. Como resultado, a Natura pode se aproximar, ainda mais, de seu público e tornar o relacionamento mais humanizado.

Nos oito meses de utilização da solução a companhia registrou um incremento financeiro expressivo apenas ao segmentar e individualizar a comunicação, além de obter um aumento na sua taxa de abertura de e-mails destinados às suas consultoras. O que antes era, em média, de 21% passou para 47% – um resultado considerado bastante relevante quando comparado com a média de 10% realizada pelo restante do mercado.

A nova dinâmica de comunicação ainda fortaleceu o movimento de transformação digital como impulsionador do modelo de Vendas por Relações, aumentando a relevância de outros ativos digitais, como o aplicativo Consultoria, que agora traz mais qualidade e assertividade de conteúdo para o usuário, auxiliando no desenvolvimento de negócios.

“Nós nos projetamos como uma empresa que cresce junto com nossa rede de consultoras, e é por isso que implementar a tecnologia IBM para nossos processos tem sido fundamental. Nós não segmentamos nossas consultoras por idade ou localização geográfica, mas pensamos nelas como indivíduos. A solução da IBM nos permite analisar melhor seus perfis, comportamentos, preferências, alcançá-las através de seu canal preferido que pode ser e-mail, SMS ou telefone”, disse diretor de Operações Comerciais da Natura, Jorge Franchella.

Roseli de Souza, executiva líder de IBM Watson Customer Engagement para o Brasil, acrescentou: “a inteligência artificial já é uma realidade em nosso país. Sua implementação em processos de marketing permite que profissionais da área baseiem suas decisões em dados. A Natura está na vanguarda dessa tendência com a implementação do IBM Watson Campaign Automation”.

De acordo com um estudo recente da IBM, 76% dos diretores de marketing reconhecem que sua capacidade de tomar decisões com base em dados será cada vez mais importante para seu sucesso profissional.

O IBM Watson Customer Engagement ajuda as marcas a entender o comportamento do cliente e usar percepções para oferecer experiências altamente personalizadas e relevantes em todos os pontos de contato. Trabalha com mais de 17.000 empresas em todo o mundo, incluindo 7 das 10 maiores empresas da Fortune 500.

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