book_icon

Sem paranoia, mas com atenção, dá para usar a Internet com segurança

Especialista lista os principais cuidados para evitar invasões virtuais e roubo de dados importantes

Atualmente, cada dado roubado custa, em média, US$ 154 para as empresas. Por ano, são US$ 8 bilhões de dólares que o Brasil perde em crimes cometidos por falta de segurança nos ambientes de TI. Além das empresas, esse tipo de problema afeta também o usuário doméstico. Mas como se precaver dessas ameaças?

Segundo Roni Serafim, especialista em cibersegurança da Arcon, não é preciso pânico e nem entrar em paranoia com medo de alguma invasão. Porém, é fundamental ficar atento. “É necessário cuidado ao acessar a Internet. Muitas vezes o próprio usuário permite que as suas informações sejam expostas, simplesmente por não ter atenção com os dados solicitados ao fazer um cadastro ou uma compra virtual”, explica o especialista.

Para se prevenir, o usuário deve seguir algumas orientações básicas, por exemplo:

Ter um bom antivírus instalado e atualizado no computador;

Sempre que possível navegar em sites com domínio seguro (https);

Desconfiar de promoções exageradas em sites de compra;

Verificar se o site que deseja acessar corresponde ao endereço digitado;

Suspeitar de e-mails recebidos com conteúdo cadastral, governamental, de atualização de dados bancários ou de cadastro de CPF na Receita Federal;

Limpar o cache, histórico e cookies é essencial, especialmente se o computador for compartilhado por várias pessoas como em um cyber café. Se o computador é de uso pessoal, a operação pode ser feita com menos frequência;

Não dar nenhum “aceite” antes de ler as informações apresentadas. A pressa para acessar determinados conteúdos pode levar o usuário a concordar com algo potencialmente perigoso no que se refere à segurança na Internet;

Cuidados específicos
O especialista da Arcon também alerta para os cuidados que o usuário deve ter ao navegar em endereços específicos.

Facebook – Por ser a maior rede social no mundo, outros sites costumam “perguntar” se podem ter acesso à rede de amizades do usuário quando utilizada a mesma conta. O objetivo é realizar um verdadeiro cruzamento de informações com outras bases de dados.

Tinder – hoje a ferramenta permite o acesso utilizando a conta do Facebook. Automaticamente é feita a pergunta se o Tinder pode acessar a rede de amizade do Facebook. De forma instintiva (e sem ler as políticas de segurança), ao clicar “OK” para entrar no Tinder o usuário permite que as suas informações possam ser cruzadas.

Sites de compras – Com a “boa intenção” de facilitar a compra dos clientes, os sites sugerem que o cliente deixe seus dados de cartão de crédito já preenchidos e salvos no site para efetuar as próximas operações de maneira mais rápida. Isso é extremamente perigoso!

Internet Banking – Usuários devem evitar acessar sites de bancos onde o campo de preenchimento de senha, por exemplo, não seja em teclado virtual. Esse recurso inibe o criminoso de extrair as informações digitadas em teclado físico nos sites. Conferir se o endereço acessado corresponde ao desejado também é fundamental.

Fotos e vídeos merecem atenção extra
Serafim, da Arcon, ressalta que os usuários precisam se preocupar também com dados pessoais, como vídeos e fotos, armazenados em celulares ou computadores. “Eu sempre digo que informação é igual a dinheiro. Nunca se deve deixar o dinheiro à vista, ao alcance de uma pessoa desconhecida, por exemplo. Todas os dados devem ser guardados com extremo cuidado, utilizando sempre senhas que dificultem o acesso”.

O especialista explica que nesses casos de invasão ou vazamento os alvos preferidos são pessoas públicas, como artistas, políticos, executivos e personalidades que tenham exposição na mídia.

Mito ou verdade
É comum ouvir relatos de pessoas que evitam até mesmo de ligar as câmeras dos seus dispositivos, por medo de serem vigiadas. “É possível hackear uma câmera de computador, mas é importante avaliar o grau de interesse que um hacker teria em usuários anônimos. Assim como as fotos, o conteúdo tem um valor maior sendo de pessoas famosas”.

Outro caso comum, é quando o usuário faz uma pesquisa no Google a respeito de um produto (um eletrodoméstico, por exemplo). Em seguida, ao acessar o Facebook, esbarra com propagandas daquele mesmo produto. “Isso realmente assusta e o usuário pode achar que está sendo espionado e, de algum modo, está mesmo. Mas não de uma forma criminosa. Essa prática é bem comum em plataformas de varejo, pesquisas online, redes sociais. A ideia é oferecer um conteúdo, produto ou serviço que seja de interesse do usuário”.

O especialista da Arcon esclarece que toda vez que se acessa um site, de modo automático e imperceptível, o usuário baixa os “famosos cookies”, que nada mais são do que informações trocadas entre o navegador e o servidor de páginas acessadas. “Isso fica registrado num arquivo de texto e permite ao site reconhecer o visitante e suas preferências”, explica o especialista, com o intuito de proteger e preparar a população para utilizar a internet com segurança.

Sobre a Arcon
Atuando no mercado nacional desde 1995, a Arcon é especializada em cibersegurança com foco em serviços gerenciados de segurança (MSS – Managed Security Services). Com um completo portfólio e sólidas parcerias com os fabricantes do mundo, a empresa monitora e gerencia ambientes, mitiga os riscos e previne incidentes em empresas de grande porte. A partir de seus SOCs, a Arcon processa 3+ bilhões de eventos por dia, protege mais de 600.000 ativos e possui inteligência de segurança única na América Latina.

É a única empresa de serviços gerenciados de segurança no ranking Exame PME 2016 das empresas que mais crescem no Brasil. Nos últimos anos, firmou-se como líder no mercado brasileiro de MSS, tendo conquistado, o primeiro lugar em MSS no ranking Anuário Outsourcing por 4 anos consecutivos. Em 2016 passo a integrar o grupo NEC, um dos maiores provedores globais de soluções integradas de TI e Comunicação.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.