book_icon

Livro Jornada da Segurança será lançado em São Paulo

Livro Jornada da Segurança será lançado em São Paulo

Livro Jornada da Segurança será lançado em São Paulo

A obra, de autoria de Marcelo Bezerra, um dos precursores do mercado de Segurança da Informação no Brasil e na América Latina, tem lançamento marcado para o dia 29 de agosto

Quando se fala em segurança da informação, o primeiro conceito, primordial, é não confundir ausência de evidência com evidência de ausência. No fundo, todos nós queremos a mesma coisa: que não aconteça nada. Nada é um excelente sinal. Está tudo funcionando, ataques do dia a dia, um ou outro acesso bloqueado, os vírus do momento. Essa ausência de evidência também nos leva à zona de conforto, à sensação de estar protegido, o que é muito diferente de estar preparado. Mas na área de segurança da informação não existe evidência de ausência. Seria segurança total, e isso não existe. Já que ficaremos sempre na zona de desconforto, o primeiro passo é buscar por informação, ou conhecimento.

Neste contexto, Marcelo Bezerra, especialista em segurança na internet, apresenta seu primeiro livro. Em Jornada da Segurança, que será lançado no dia 29 de agosto na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, estão reunidos em 466 páginas os principais artigos escritos por Bezerra ao longo de sua trajetória profissional, de 25 anos de atuação em redes e segurança de sistemas.

Os textos seguem uma ordem cronológica para que o leitor possa acompanhar a evolução da segurança na internet, de 1998 a 2017. Para a obra foram selecionados 137 artigos, publicados em veículos como Revista Lantimes – Info Gateway, Revista Guest, Site IT Web, Gazeta Mercantil e Revista RTI. Os textos abordam os temas mais relevantes de cada ano, como por exemplo: phishing (2005); segurança em VoIP (2006); virtualização de segurança da informação (2008); segurança em redes 3G, (2009); phishing – o que há de novo (2010); pichação, denial of service e engenharia social (2011); espionagem e cyberwar (2012); Software-Defined Networking (2013); malware (2014); watering hole (2015); digitization (2016); blockchain (2017).

Jornada da Segurança poderá ser adquirido na livraria Martins Fontes (Av. Paulista 509) e no site Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) por R$ 50,00.

SOBRE O AUTOR
Marcelo Bezerra atua há 25 anos em segurança da informação, com um histórico de liderança de equipes de vendas técnicas, experiência no gerenciamento de equipes multiculturais e na estruturação de operações técnicas para novos negócios e start-ups.

Seu conhecimento técnico inclui o design e a implementação de tecnologias e estratégias de segurança de rede, juntamente com a avaliação de riscos e vulnerabilidades. Ele também é professor e escritor de assuntos relacionados à segurança da informação.

Com formação nas áreas de administração e marketing, atualmente é gerente de engenharia de segurança para América Latina da Cisco. Atuou durante oito anos na ISS – Internet Security Systems, desde o início de suas operações no Brasil (1999), inicialmente como Gerente de Pré-Vendas para o Brasil e mais adiante como Diretor Técnico para a América Latina. Já naquela época foi responsável pelo conteúdo do primeiro evento de Segurança no mercado, o Security Day, por projetos de Defesa em Profundidade e pelos primeiros testes de segurança de redes Wi-Fi. Em conjunto com a Embratel, participou ativamente do lançamento do primeiro Security Operations Center da América Latina e, com a Fundação Bradesco, firmou parceria pela qual montou o X-Force AcademyLab, a primeira iniciativa deste estilo na ISS mundial.

Após atuar na IBM como Gerente de Soluções de Segurança para a América Latina, participou da fundação da Crossbeam Systems e em seguida daFireMon na América Latina.

Em 2007 Bezerra lançou seu blog, Segurança Digital (http://segdigital.blogspot.com).

LANÇAMENTO DO LIVRO JORNADA DA SEGURANÇA

Autor: Marcelo Bezerra

Data: 29/08, quarta-feira

Horário: 18h30

Local: Livraria Martins Fontes – Av. Paulista 509

Assessoria de Imprensa

Fabie Spivack

Cel. (11) 98831.0733

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.