book_icon

Hospital 9 de Julho adquire o seu terceiro robô para cirurgias robóticas

Instituição investe mais de U$$ 4 milhões em nova estrutura que inclui uma nova plataforma de simulação inédita na América Latina
Hospital 9 de Julho adquire o seu terceiro robô para cirurgias robóticas

O Hospital 9 de Julho (H9J) comprou um novo robô para cirurgias robóticas, o terceiro desde 2012, quando foi a primeira instituição privada a investir na tecnologia. O novo modelo, XI, teve investimento de US$ 4, 5 milhões e é ainda mais moderno do que as versões anteriores.

Com a aquisição, o H9J pretende aumentar o número de procedimentos que hoje chegam a quase 3 mil

Com a aquisição, o H9J pretende aumentar o número de procedimentos que hoje chegam a quase 3 mil. “Fomos a primeira instituição privada a adquirir o primeiro robô em 2012 e a investir fortemente no treinamento de médicos e enfermeiros, com o então simulador Mimic e novamente estamos sendo precursores no investimento dessa plataforma completa que irá contribuir para a formação de novos cirurgiões” reforça o Dr. Alfonso Migliore, diretor Geral do H9J.

Segundo o Dr. Migliore, o robô tem braços menores mais finos e flexíveis, que permitem colocá-lo em qualquer posição ao redor do paciente. “Assim como as pinças, que também diminuíram e adaptam-se melhor à abordagem cirúrgica, além de um melhor acesso a regiões sensíveis, como a próstata, sem precisar mobilizar o paciente” explica.

Além do robô, o H9J é a primeira instituição da América Latina a implementar a plataforma completa de treinamento para cirurgias robóticas, o simulador Robotix Mentor e o LapMentor Express. Segundo o Dr. Migliore, o simulador é o primeiro do mercado e é utilizado para treinar cirurgiões e seus assistentes ao mesmo tempo, com um programa de treinamento customizado que avalia os usuários com métricas que identificam se o objetivo foi alcançado por meio da verificação dos resultados dos exercícios realizados”.

Com o investimento de US$ 150 mil, a plataforma é muito mais avançada que o simulador anteriormente utilizado. A cada programa de exercícios são sugeridas novas tarefas para cada especialidade e todos esses dados servirão para também para atestar a proficiência dos alunos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.